Prefeitura adota uma série de ações em apoio aos servidores
Ao finalizar o mês de abril, o prefeito Eduardo Bonotto avalia que, graças aos esforços de gestão empreendidos pela administração na Prefeitura, estão sendo garantidos vários benefícios e facilitações à categoria dos servidores públicos municipais. Bonotto destaca que são ações que chegam em um momento em que os auxílios são fundamentais, considerando as dificuldades acarretadas pela pandemia do Coronavírus e a situação de calamidade pública em saúde no município.
Na terça-feira (28/04), R$ 120 mil foram depositados a municipários, valor referente a vantagens funcionais. São direitos adquiridos e confirmados, correspondentes ao período entre 2016 e 2019. Novos levantamentos em curso indicarão, em etapa posterior, ainda este ano, um novo grupo de servidores a ser beneficiado.
Aos servidores que possuem débitos com a Administração, referente ao adiantamento do salário no mês de férias, direito previsto em lei, foi oportunizada a possibilidade de suspensão dessas parcelas nos meses de abril e maio, que serão cobradas somente após o pagamento das demais.
Já na quarta-feira (29/04), reunião de negociações confirmou que em três bancos na cidade servidores municipais podem fazer repactuação de empréstimos consignados. São operações contratadas junto às agências da Caixa Econômica Federal, Sicredi e Banrisul, com pagamento atrelado à folha salarial. A critério do funcionário, podem ser suspensas as parcelas com vencimento nos meses de maio, junho e julho.
O montante a ser amortizado nesse período será incorporado às demais parcelas, para quitação posterior. O prefeito Eduardo Bonotto coordenou reunião de trabalho, no seu gabinete, com representantes das três instituições financeiras e o secretário municipal da Administração, Plínio Klein.
Como reflexo da Covid-19 e da retração da maioria das atividades, o prefeito projeta redução significativa na arrecadação municipal, nos próximos meses. Prevê que isso vai ocorrer tanto em relação a receitas e tributos locais, como em relação a repasses estaduais e federais. Bonotto ressalta que, apesar dessa conjuntura, a Fazenda municipal mantém a situação controlada e o pagamento do funcionalismo em dia. A orientação, porém, é no sentido de que medidas de racionalização em toda a Prefeitura sejam adotadas.
Redes Sociais