Secretaria de Desenvolvimento Social ajusta compras de produtores familiares
A previsão é que, a partir de agora, flua de forma efetiva a oferta de produtos hortifrutigranjeiros de que necessita a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para atender à demanda de seus programas de assistência. A intenção é futuramente promover reuniões com produtores familiares – os fornecedores -, para o ajuste de questões burocráticas. Já a Emater conclui levantamento em torno das ofertas pelos produtores. Ao mesmo tempo, à medida em que as ocorrências de chuvas têm mais regularidade, os níveis de produção ficam facilitados.
Com base em lei federal e autorização do Ministério da Cidadania, a Secretaria de Desenvolvimento Social mantém chamada pública visando à aquisição de itens de hortigranjeiros, leite e frutas. São selecionados agricultores familiares que estejam ligados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.
A compra é de itens como alface, mandioca, rúcula, rabanete, leite, couve, repolho, laranja, tempero verde, beterraba, cenoura, moranga e batata doce. Os fornecedores devem dirigir-se à secretaria nas segundas-feiras, das 8 às 12 horas. O endereço é na Avenida Presidente Vargas, 1.429, em frente ao Hospital Ivan Goulart. Cada produtor pode fornecer o equivalente de até R$ 6,5 mil por ano. No caso de grupos de produtores, o valor aumenta para até R$ 8 mil anuais.
Os gêneros alimentícios a serem adquiridos serão para atender os diversos programas sociais que são mantidos pela SMDS. Através da Prefeitura, insumos também serão repassados ao Hospital Ivan Goulart.
A atual autorização de compra do Governo Federal tem vigência até 20 de novembro. É possível, depois, prorrogação por mais um ano. A Secretaria de Desenvolvimento Social atende pelo telefone (55) 3431 9993.
Redes Sociais