São Borja já aplicou mais de 19.500 doses da vacina contra a gripe
Prossegue a campanha contra a gripe em São Borja. Atualmente a vacinação está na primeira etapa da terceira fase, sendo imunizados os grupos prioritários das gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de seis anos e pessoas com deficiência. Mesmo assim, os grupos prioritários passados como idosos acima de 60 anos, caminhoneiros, doentes crônicos, profissionais da saúde e servidores das forças de segurança ainda podem ser vacinados, para isso basta procurar um ESF ou a Central de Vacinas.
Até agora, o município já aplicou mais de 19.500 doses da vacina e está conseguindo atingir a meta de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários. Nos grupos passados, o balanço do setor da saúde contabiliza que foram imunizadas 323 pessoas privadas de liberdade, 45 funcionários do sistema prisional, 1.165 profissionais das forças de segurança, 1.323 caminhoneiros e 4.850 doentes crônicos, 1.521 trabalhadores da saúde e 9.779 idosos acima de 60 anos.
Para que a vacinação ocorra com tranquilidade, a Secretaria Municipal da Saúde adotou diversas estratégias como a colocação de servidores organizando as filas nos pontos de vacina e orientando as pessoas quanto ao distanciamento recomendado, evitando assim as aglomerações. Outra medida mais recente lembra a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, sendo que crianças a partir dos 12 anos de idade já devem estar usando o acessório.
A partir da próxima segunda-feira (18/05), começa a segunda etapa da terceira fase, onde serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade. O horário de vacinação nos ESFs (Estratégias de Saúde da Família), é das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Na Central de Vacinas, que funciona no antigo Hospital São Francisco, o horário é das 07h às 12h e das 13h às 16h.
Redes Sociais