Pedidos somente esta semana para o programa troca-troca de sementes
Iniciou nesta segunda-feira (08/06), na Secretaria Municipal de Agricultura em São Borja, o período para que os produtores façam seus pedidos de sementes de milho e de sorgo através do programa troca-troca do governo do Estado. As solicitações somente poderão ser feitas até sexta-feira, dia 10, segundo alerta o secretário da Agricultura, Fábio Fronza. Ele informa que está pedindo o apoio da Emater para ajudar na agilização do processo.
O programa é mantido pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais - FEAPER, ligado à Secretaria da Agricultura do Estado. Cada produtor pode encomendar até quatro sacos de sementes de milho e quatro sacos de sementes de sorgo granífero forrageiro. Em geral, um saco de semente é suficiente para o plantio de um hectare.
O secretário Fronza explica que, no caso do milho, o produtor optar por semente transgênica, terá de pagar parte do valor agora e o restante em junho do próximo ano, já com o resultado da safra. Se a opção for por semente convencional, tanto de milho como de sorgo, todo o pagamento será daqui um ano, depois da safra colhida.
Uma orientação importante é que o produtor não pode ter dívidas em relação a edições anteriores do programa. É preciso, também, estar habilitado no Pronaf, com certificado fornecido pela Emater. Para fazer a encomenda, o produtor deve ainda apresentar seus documentos de identificação pessoal, segundo as normas do programa troca-troca.
Redes Sociais