Secretaria de Saúde orienta sobre os atendimentos nas ESFs em São Borja
Nos últimos dias, aumentou o fluxo de pessoas procurando as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) para consultas médicas ou algum outro atendimento. Como a nova situação passou a acarretar em risco de aglomerações nas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde teve de adotar um novo protocolo, de modo a evitar eventuais contágios por covid-19. Estará suspenso provisoriamente, enquanto perdurar a pandemia, os agendamento de consultas médicas, acontecendo os atendimentos por demanda espontânea. Assim que a situação for normalizada, todos os trabalhos voltam a sua normalidade.
A coordenadora das ESFs, Giovana Bogo, explica que, na prática, as pessoas que acharem de fato necessário podem se dirigir aos postos de saúde. No local, o paciente será avaliado por equipe de enfermagem e, se for o caso, receberá consulta médica na hora. Até antes dessa mudança, eram quatro consultas no turno da manhã e outras quatro, à tarde.
Giovana ainda ressalta que a situação em relação ao coronavírus está sob controle na cidade, “porém isso não significa que todas as atividades estejam liberadas e todas as recomendações em relação a cuidados de prevenção seguem valendo”. Ela explica que, por essa razão, nas ESFs, NASF, CAPS e CAPS-AD, as atividades realizadas nos Grupos de Convivência seguem suspensas, por tempo indeterminado, entretanto, os atendimentos clínicos seguem normalmente.
Redes Sociais