Prefeitura orienta sobre operação de poda da arborização urbana
No período correspondente aos meses de maio até agosto, normalmente ocorre operação de podas da arborização urbana. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta algumas orientações de ordem prática que têm de ser seguidas. A primeira é delas é retirar, na secretaria, autorização para realizar o trabalho. Isso pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h.
Pessoas na comunidade, mediante autorização, tanto podem realizar a poda em áreas privadas como públicas. Na hipótese da necessidade de remoção de árvore, técnicos da área de Meio Ambiente fazem avaliação, expedem autorização e também indicam a espécie adequada para plantio no local. Outra orientação é quanto à forma correta de plantio.
Informações sobre todas as ações desse tipo também podem ser acessadas através do site da Prefeitura (www.saoborja.rs.gov.br). A Secretaria do Meio Ambiente, por seu turno, dispõe de materiais impressos com informações básicas, também podem ser solicitados. Uma das recomendações essenciais é que a prática de uma poda não pode eliminar mais que 50% da copada, sob pena de comprometer a panta.
A constatação geral, ainda, é que existem muitas espécies arbóreas na cidade, especialmente em passeios públicos, que são inadequadas para o local. Entre os inconvenientes, atingem a fiação aérea ou danificam a calçada. Também há uma cartilha com orientações a respeito.
Na unidade local da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está sendo finalizado um trabalho sobre a arborização urbana. Além da identificação das espécies, o inventário detalha a situação encontrada, recomendando práticas adequadas de manejo a serem adotadas.
Redes Sociais