🚩🚩Bandeira vermelha impõe restrições🚨🚩
Apesar dos argumentos técnicos apresentados em grau de recurso pelos prefeitos da Associação das Missões, o governo do Estado optou por manter a região em bandeira vermelha, no que diz respeito a ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. No período somente poderão funcionar serviços essenciais e assim mesmo com restrições. A bandeira vermelha nos 26 municípios missioneiros resulta do aumento significativo no número de casos positivados de coronavírus e, principalmente, o aumento do número de óbitos.
Desde esta segunda-feira (29/06), o prefeito Eduardo Bonotto já vinha alertando a comunidade para a vigência iminente da bandeira vermelha, como acabou se confirmando. Desta forma, quaisquer tipos de aglomerações e em qualquer local devem ser evitados, tais como festas, comemorações.
A fiscalização será ainda mais intensa com mobilização de agentes da Brigada Militar e da Prefeitura, com apoio do Ministério Público. Com base nos decretos no atual estado de calamidade pública em saúde, são possíveis multas e detenções, entre outras sanções.
O uso de máscaras segue obrigatório em todos os locais públicos. Outro alerta é no sentido de que sejam redobradas as medidas de precaução em relação às pessoas que integram os grupos de risco. A recomendação básica é para que seja observado isolamento social.
CARTILHA BANDEIRA VERMELHA.PDF
O que pode e o que não pode funcionar?⁉️
✅Devido às restrições da bandeira vermelha somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, como, Farmácias, Supermercados e postos de combustíveis, todos devem manter reduzido seu quadro de funcionários a 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.
✅O transporte de passageiros passa a operar com apenas 50% dos assentos da janela disponíveis.
❎Restaurantes, padarias e lancherias ficam proíbidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve (take away).
💻As aulas permanecem de forma remota. Isso vale para todos os níveis de ensino, do Infantil e Universidade, público ou privado.
🛐Missas e serviços religiosos Máximo 30 pessoas, respeitado o teto de ocupação com teletrabalho e presencial restrito e atendimento individualizado
🤸♂️Academia de ginástica 25% dos trabalhadores com teletrabalho e presencial restrito e atendimento individualizado, em espaços de no mínimo 16 m2 por pessoa.
❎Clubes sociais, esportivos e similares 25% dos trabalhadores com teletrabalho e presencial restrito e atendimento individualizado de atletas profissionais e amadores, por ambiente (mín. 16 m2 por pessoa) sem público.
💇Serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbeiro) 25% dos trabalhadores com teletrabalho e presencial restrito e atendimento individualizado, por ambiente (distanciamento de 4m entre clientes).
🏨Hotéis, passam a operar com apenas 40% dos quartos disponíveis.
🚗Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores passam a operar com apenas 25% dos trabalhadores.
❎Comércio atacadista de itens não essenciais deixa de atender na modalidade presencial. O teto de operação é reduzido a 25% dos trabalhadores, com atendimento exclusivo via tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru.
✅Serviços de saúde humana não são afetados, mas se recomenda a postergação de consultas eletivas.
✅Serviços de veterinária têm a atividade reduzida para 75% dos trabalhadores.
❎Fecham todas as atividades relacionadas à arte, cultura e lazer. Ficam vedadas também as atividades em casas noturnas, bares e pubs.
Redes Sociais