CAM não cessa atendimentos para estudantes assistidos
A pandemia do coronavírus alterou as rotinas, mas não interrompeu as ações pedagógicas oferecidas em São Borja pelo Centro de Atendimentos Múltiplos (CAM). A unidade especializada, com equipe técnica multidisciplinar, é ligada à Secretaria Municipal de Educação (SMEd). Esta semana, foi relatório detalhando as atividades que vêm sendo oferecidas ao longo dos últimos meses. São mais de 200 crianças e adolescentes atendidos, com algum déficit cognitivo, neurológico ou com limitação física.
A partir de 19 de março e até 19 de abril, o CAM ofereceu serviço de plantão, revezando o trabalho de dois funcionários por dia. Já de 20 a 30 de abril ocorreu o retorno presencial de toda a equipe da instituição. No período, teve início a confecção de máscaras, para distribuição à clientela e seus acompanhantes.
O relatório divulgado pela coordenadora do CAM, Ivani Lima, informa que, no período de 4 a 15 de maio, as famílias dos educandos foram orientadas, através de contato telefônico, sobre o uso corretos das máscaras, ocorrendo também a entrega dos instrumentos de proteção.
Outra atividade desenvolvida foi o envio das atividades pedagógicas, através de canais remotos, para aluno surdo morador no interior do município. A iniciativa incluiu orientações, para o melhor resultado da ação.
A uma aluna cega e familiares, também por canais remotos, foram repassadas orientações a respeito do uso adequado da máquina Braille, como instrumento de leitura. O CAM também procedeu confecção e distribuição de materiais didáticos e promoveu encontro com professores de avaliação de atividades.
A de 18 de maio e até o final daquele mês seguiu a entrega de máscaras, assim como a elaboração e repasse de tarefas didático-pedagógicas. Prosseguiram igualmente as orientações aos educandos assistidos. Exibição de vídeos reforçou ações de informação e orientação em relação à rotina do Centro de Atendimentos Múltiplos. Já a coordenadora do CAM, Ivani Lima, participou de evento alusivo à Semana dos Museus, propondo ações em apoio ao setor de atuação.
A partir de junho, têm sequência a rotina de atividades. Alunos com maior limitação recebem apoio e orientação, segue a confecção e repasse de materiais didáticos, com revisão permanente das ações em andamento. No relatório que enviou à SMEd, a coordenadora do CAM ressalta que, “apesar de as atividades presenciais não serem possíveis, estamos garantindo vínculo pedagógico e afetivo em caráter permanente aos nossos educandos”. Do mesmo modo, também os atendimentos clínicos especializados vêm sendo mantido quando necessários.
Ao avaliar a síntese apresentada pelo Centro de Atendimentos Múltiplos, o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que “as metas que estabelecemos estão sendo atingidos, mesmo neste período extraordinário imposto pela pandemia”. O secretário destaca que a orientação, tanto no ensino regular como especial da rede municipal “nosso objetivo é que os educandos não percam a relação de pertencimento e de vínculo com sua escola e com seus educadores. Nada substitui o trabalho presencial, mas estamos fazendo o possível”, ressalta.
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