Sistema de gerenciamento eletrônico e-Cidade está quase todo implantado
A rotina alterada pela pandemia do coronavírus desacelerou as ações, mas, mesmo assim, a Prefeitura de São Borja segue a implantação do seu novo sistema de gerenciamento eletrônico nas diversos setores de atividades, através do software e-Cidade. Com o apoio técnico da empresa DBSeller e coordenação executiva local do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), o trabalho começou em junho de 2018, porém com início do desempenho operacional em janeiro do ano seguinte. O então secretário de Administração, o vice-prefeito Roque Feltrin projetou o novo sistema, cabendo ao atual secretário municipal de Administração, Plínio Klein, a coordenação geral do trabalho em desenvolvimento.
De acordo com a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Sandra Faria, para a conclusão das atividades em andamento, basta a ativação de alguns módulos na Secretaria Municipal de Saúde e implantação do sistema gerencial nos diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Estas duas secretarias e mais a de Educação não estavam interligadas à gestão eletrônica anterior. Com a iniciativa em curso, todos o funcionamento da Prefeitura conectado e interligado.
Renan Donato membro da equipe do DTI, e que esteve a frente no início da implantação do e-cidade, ressalta que o novo sistema tem operação bem mais fácil e mais ágil em relação ao anterior, que era usado há mais de 20 anos. Além dessa vantagem, o secretário de Administração, Plínio Klein, destaca que a migração que está ocorrendo representará considerável economia de recursos ao município. A projeção, ainda, é de maior rapidez operacional ao trabalho dos municipários e mais facilidade de acesso para os usuários dos serviços públicos.
Donato explica que o e-Cidade começou a ser implantado por áreas fundamentais para as demais, como Fazenda, Administração e Planejamento. Acrescenta, porém, que, quando tudo estiver funcionando, serão grandes os benefícios também para áreas como Cultura, Turismo, Agricultura, Meio Ambiente, Consultoria Jurídica, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Todas as unidades e serviços de saúde ficarão interligadas e também será possível, por exemplo, o acompanhamento da rotina dos estudantes e mesmo as matrículas na rede municipal poderão ocorrer online. Do mesmo modo, todas as ações dos programas sociais ficarão interligadas.
O e-Cidade é um software livre, produzido e disponibilizado pelo governo federal. Na região, cidades como Itaqui, Alegrete e Bagé já utilizam o sistema há algum tempo, e a avaliação é de que são muito bons os resultados.
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