Administração Municipal segue a mobilizada para trazer Oncologia pelo SUS em São Borja
Uma reunião nesta terça-feira (04/08), de lideranças de São Borja com o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Yuri Sommer, representou mais um avanço em relação à habilitação no Sistema Único de Saúde (SUS) do Centro de Oncologia do Hospital Ivan Goulart (HIG). O prefeito Eduardo Bonotto e representantes da Secretaria Municipal de Saúde em São Borja e do hospital receberam a confirmação da secretária Arita Bergmann, sobre o cadastramento do processo no sistema SAIPS junto ao Ministério da Saúde no Governo Federal. A Fundação Ivan Goulart esteve representada no encontro por seu presidente, Pedro Machado, e pela diretora, Fernanda Bonotto.
A mobilização, agora, é para o credenciamento do serviço de Oncologia a pacientes do SUS em Brasília. A solicitação já está protocolada e tramita no Ministério da Saúde, que logo deve analisar o processo. A diretora do HIG, Fernanda Bonotto, informa que, é pleiteado credenciamento para atender pacientes de São Borja, Maçambará e Garruchos. Além de acompanhamento clínico, o objetivo é garantir tratamento de quimioterapia a pacientes de câncer.
Representantes políticos de São Borja serão acionados, para ajudarem na agilização da definição que falta. O senador Luis Carlos Heinze já vem trabalhando, há algum tempo, em torno da causa. Deve contribuir para o credenciamento abaixo-assinado com milhares de assinaturas na comunidade em favor da iniciativa. A ação teve a coordenação de Paulo Sarmanho.
No encontro com titular da Coordenadoria Regional de Saúde, as lideranças são-borjenses trataram de outras pautas ligadas à saúde pública no município. Uma das principais diz respeito às ações em andamento para enfrentamento à pandemia da Covid-19. O Hospital Ivan Goulart é uma das referências na região das Missões para receber pacientes que precisam tratamento devido a contágio do coronavírus.
Redes Sociais