Acessos a três assentamentos estão sendo recuperados
O período de poucas chuvas, nas últimas semanas, tem permitido a agilização da operação em andamento de recuperação da infraestrutura viária nos acessos a três assentamentos de produtores no município. São beneficiados os assentamentos Conquista das Missões, Cristo Redentor e Caçacã. No total, estão sendo melhorados cerca de 35 quilômetros de estradas. Além dos acessos e vias de circulação interna nos três locais, também as localidades próximas são diretamente beneficiadas.
A empresa Pelatti Engenharia, vencedora de licitação, é responsável pelas obras de patrolamento, drenagem, desobstrução de valas e de ensaibramento. O investimento será de R$ 486 mil, verba repassada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O trabalho está praticamente concluído nos assentamentos Cristo Redentor e Conquista das Missões, concentrando-se a partir de agora na região de Caçacã.
O secretário da Agricultura, Fábio Fronza, prevê que ainda são necessários pelo menos mais dois meses para finalizar a operação. Ele ressalta que, na prática, centenas de famílias de produtores serão assistidas. Cita como exemplo a localidade de Ivaí, próxima a Caçacã, onde se concentra um dos maiores números de minifúndios em São Borja.
Outros serviços
Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal da Agricultura segue prestando serviços com sua patrulha agrícola e de retroescavadeira. São duas frentes de trabalho, uma na região de Ivaí e outra na localidade de São Marcos A Prefeitura entra com as máquinas e operadores, cabendo aos produtores o fornecimento de óleo diesel.
Com o emprego de tratar e implementos de apoio, são preparadas terras para o cultivo agrícola ou a implantação de pastagens pecuárias. Já o serviço de retroescavadeira possibilita a recuperação de acessos vicinais e a melhoria ou implantação de açudes. Além de bebedouros para o gado, estes sistemas também são utilizados como mananciais de irrigação.
Para abastecimento humano com água potável, recentemente foi concluída a reimplantação de redes de distribuição na localidade de Samburá. “foi uma longa operação, mas que valeu a pena, pois, com a iniciativa, estamos garantindo atendimento a dezenas de famílias”, diz Fronza. O reservatório em Samburá estava talado.
Redes Sociais