Ajustes nos protocolos para o acesso ao Albergue Municipal
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), responsável pelos serviços oferecidos, definiu alguns novos protocolos em relação à utilização de vagas do Albergue Municipal, localizado no bairro Boa Vista. Pessoas em situação de rua ou que estejam chegando de outras cidades e que nunca tenham utilizado o albergue, para garantir alojamento temporário no local, precisam inicialmente, passar pelo Centro de Triagem, instalada na rua Venâncio Aires, 932. Outra possível condição é que o encaminhamento ocorra através do serviço da Ronda Social, Funciona entre os meses de maio a setembro, das 18h30min às 22h30min.
A SMDS ressalta que adota estas medidas em caráter de precaução a eventuais contágios pelo coronavírus, também é observado o distanciamento social, segundo as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde. Para garantir o distanciamento preconizado, a secretaria trabalha para colocar em funcionamento um novo albergue, planejado para espaço mais amplo, em instalações do antigo Centro Social Urbano, no bairro Itacherê.
Enquanto não é acionado o novo serviço, o albergue municipal segue na Rua Ernesto Dornelles, 2.686, sede de antigo CRAS. O espaço é destinado a acolher, prioritariamente, pessoas que se encontram em situação de rua ou provenientes de outras localidades e não tenham onde pernoitar. O local funciona das 19h às 8h. Oferece aos usuários, além de pernoite, banho, jantar e café da manhã.
No caso de pessoas que estejam desacordadas, inconscientes e/ou apresentando confusão mental. Em situações desse tipo, devem ser acionados outros atendimentos, como SAMU (Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência) e/ou a Brigada Militar.
Para solicitar apoio por meio da Ronda Social, estão disponíveis os seguintes contatos: 3431-2268 ou 9 9917-5611. A Secretaria de Desenvolvimento Social conta ainda com o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que dá acompanhamento para pessoas em situação de rua ou demandas similares. O telefone de contato é 3431-8799. A recomendação, sobretudo, é que as pessoas necessitadas de apoio sejam encaminhadas através dos meios adequados.
Redes Sociais