Depois de superar restrições, obras em várias frentes na Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) encontrou, na fase inicial, várias dificuldades para serem superadas. Foram principalmente entraves relacionados a obras em desacordo com o projeto e prestações de conta inadequadas. Além de paralisação das construções, uma das consequências foi a suspensão no repasse de recursos financeiros federais. “Graças, porém, aos esforços das nossas equipes, todos os problemas foram superados e as obras nas escolas novamente estão ocorrendo”, segundo registro e comora o secretário de Educação em São Borja, João Carlos Reolon.
De acordo com o titular da SMEd, no momento são quatro frentes de trabalho em andamento, melhorias em infraestrutura e uma nova unidade escolar. A nova escola a que se refere o secretário é do programa Pró-Infância, do Ministério de Educação (MEC). Representará um investimento da ordem de R $ 2,3 milhões, no bairro Maria do Carmo, região Oeste da cidade. A fabricante é atender demandas da Educação Infantil.
“Reconhecendo como muitas inconsistências que encontramos e que foram sanadas, temos vários motivos para festejar a conquista”, diz Reolon, devido ao que, “em dado momento achamos que uma obra seria abandonada, inclusive com devolução de dinheiro à União”. Agora a empresa contratada pela Prefeitura, vencedora de licitação, já executou pelo menos 50% do projeto. Reolon explica que a creche-escola, do tipo A na sua infraestrutura, colocará 188 vagas à disposição. “Com isso, considerando como mais de 300 novas vagas que já criamos a partir de 2018, será, no total, mais 500 vagas na rede municipal na atual gestão para a Educação Infantil”, destaca.
Outra construção em andamento é na Escola Municipal Ubaldo Sorrilha da Costa, bairro do Passo. Com recursos e mão de obra da Prefeitura, são instaladas duas novas salas de aula. O objetivo é ampliar as ações do ensino em turno integral, já oferecido para turmas de Educação Infantil e Fundamental. As duas novas salas serão colocadas à disposição para 2021, mas o projeto já prevê a construção de outras quatro, em etapa posterior.
O secretário Reolon ressalta que, ao mesmo tempo, está sendo implantadas duas áreas cobertas em escolas, para eventos das comunidades. Na Escola Municipal de Educação Infantil Ecilda Miranda o espaço à disposição terá 80 metros quadrados. Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart uma área coberta terá 50 metros quadrados.
O secretário de Educação ressalta que existe uma perspectiva de novos investimentos e melhorias a partir de 2021. O equacionamento das pendências que existem, além das liberações retidas, também outras comuns de recursos. “Quem olha de fora talvez não tenha noção completa, mas as conquistas que materializamos são sinônimo de muito esforço e persistência, e a comunidade merece tudo isso”, diz João Carlos Reolon.
Redes Sociais