Bolsa Família segue com o seu atendimento normal pela manhã
A pandemia da Covid-19 aumentou a demanda de atendimentos dos serviços do Bolsa Família em São Borja. Além do acompanhamento às famílias enquadradas no programa, a equipe também dá apoio às pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal. Apesar disso, a equipe de gestão do Bolsa Família segue atendendo normalmente, no turno da manhã, de segunda à sexta-feira, instalada junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
A gestora dos serviços, Laura Nenê, informa que, atualmente, em relação ao Bolsa Família, pouco mais de 1,6 mil famílias recebem benefícios, mensalmente. O contingente mais significativo de beneficiários, porém, refere-se a abrangidos pelo auxílio emergencial. “As dúvidas se referem especialmente a alguma suspensão de pagamento ou em relação à necessidade de recadastramento”, explica.
Também são pagos Benefícios de Prestação Continuada (BPC’s) pela Previdências Social. Neste caso igualmente surgem questionamentos sobre a renovação de cadastro, que deve ocorrer a cada dois anos. Orientações preliminares sobre todos os tipos de benefícios igualmente podem ser solicitadas através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).
Devido à pandemia, o governo federal adotou algumas medidas de facilitação. Em muitos casos, os recadastramentos podem ser feitos por telefone, para evitar aglomerações e riscos de contágio. Na hipótese de as pessoas estarem impossibilitadas ao deslocamento a uma unidade de atendimento presencial, um membro da equipe do Bolsa Família vai até a residência.
Muitas pessoas também querem saber como ficará o Bolsa Família a partir de janeiro. É possível que haja mudanças, mas por enquanto, não existe confirmação. Também não se sabe se o auxílio emergencial se encerra em dezembro ou ainda prossegue.
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