São Borja auxilia cidades da região na avaliação do LIRA
Esta semana, de 7 a 11 de dezembro, acontece a última edição de 2020 do LIRA, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti. A avaliação por amostragem ocorre por determinação do Ministério da Saúde em todo o país. São Borja, além de realizar sua avaliação, também cede seu laboratório de análises, para verificar os resultados sobre o tratamento do mosquito em várias cidades da região das Missões.
A ação relativa aos resultados do LIRA é desenvolvida em parceria pelos laboratórios de São Borja e de Santo Ângelo, segundo acerto com a coordenação da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em relação a todas as localidades missioneiras, os números da operação conhecidos na próxima semana, inclusive os locais.
A veterinária Janaina Leivas, do Serviço de Vigilância em Saúde no município, diz que há expectativa para os números a serem apurados. Após como chuvas fortes das últimas semanas, seguidas de sol intenso, é maior a probabilidade da incidência de aumento das larvas. Além disso, São Borja está localizada na região de risco, em relação aos territórios brasileiros e argentinos.
Com a chegada ao verão, o Ministério da Saúde começa a intensificar os alertas em relação à prevenção ao Aedes aegypti. Janaina Leivas, observa que uma população deve manter vigilância redobrada.
Redes Sociais