Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rede municipal encerra o ano letivo
Início do conteúdo da página

Rede municipal encerra o ano letivo

Publicado: Segunda, 14 Dezembro 2020 12:02 | Última Atualização: Segunda, 14 Dezembro 2020 12:02
Imagem: Arquivo
imagem sem descrição.
 

        Oficialmente, em 23 de dezembro a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) estará encerrando o ano letivo em todas as modalidades de ensino oferecidas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Na prática, porém, as atividades presenciais já cessaram, em função de decreto municipal que suspende todos os atendimentos até o dia 24 de dezembro, em função da Covid-19. Uma das ações suspensas foi a de matrículas para 2021, que ocorreria de 10 a 18 de dezembro, mas que agora terá de acontecer em novo período, ainda a ser definido.
       A pandemia, desde março em São Borja, transformou o atual ano letivo em um dos mais atípicos nas últimas décadas. Com aulas presenciais  interrompidas desde 18 de março, os professores ofereceram atividades e acompanhamento pedagógico à distância aos alunos ao longo dos meses subsequentes. A orientação dos conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação é que todos os estudantes sejam promovidos para a série seguinte, em 2021, mas é certo que conteúdos  curriculares terão que ser  recuperados e adaptados.
      A diretora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno, ressalta os esforços desenvolvidos, este ano, por professores e alunos para manter o vínculo com suas escolas e o aprendizado, apesar da pandemia. Ela lembra que, além dos transtornos acarretados pela Covid, em 2020 as escolas também começaram a colocar em prática a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Então é certo que em 2021 teremos que fazer adaptações pedagógicas para suprir eventuais defasagens”, ressalta.
      Por seu turno, o secretário Municipal de Educação, João Carlos Reolon, observa que, além da definição de um novo calendário de matrículas,  será preciso confirmar se aulas, do próximo ano poderão começar na data projetada. A previsão é 18 de fevereiro, “mas, se isso for possível, não se pode descartar que tenhamos atividades híbridas, isto é, presenciais e à distância. Reolon reitera, contudo, que a secretaria está preparando todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, desde máscaras aos alunos a vários meios de desinfecção e higienização.
       O secretário Reolon reafirma como meta para o próximo ano, ampliar a oferta de novos espaços escolares. O principal deles será a nova escola de Educação Infantil, com 188 vagas no bairro Maria do Carmo. Já a Escola Ubaldo Sorrilha da Costa recebe ampliação para aumentar o número de turmas com ensino em turno integral.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página