Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fiscalização será reforçada na cidade durante o final de semana de Natal
Início do conteúdo da página

Fiscalização será reforçada na cidade durante o final de semana de Natal

Publicado: Segunda, 21 Dezembro 2020 18:00 | Última Atualização: Segunda, 21 Dezembro 2020 18:00
imagem sem descrição.

De modo geral, as autoridades da área de Saúde vêm repetindo uma advertência em relação à evolução da Covid-19: o agravamento da pandemia, em dezembro, deverá ter um quadro ainda pior no mês de janeiro. E essa preocupante perspectiva vale para São Borja e para todo o Rio Grande do Sul. Entre as consequências, a projeção é de um número bem maior de pacientes infectados e internados, com risco de colapso do sistema hospitalar. Uma das razões apontadas para isso diz respeito à não observância de protocolos básicos de prevenção, como evitar aglomerações e observar o uso de máscaras como prática rotineira e obrigatória. Diante deste quadro, vai ser intensificada a fiscalização na cidade nos períodos de recessos de Natal e de Ano-Novo.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira Manoela Malgarin, ressalta que as ações estarão redobradas já neste final de ano. Ela explica que, durante o dia, equipes da Saúde municipal e do Hospital Ivan Goulart abordarão as pessoas na cidade no sentido de reforçar orientações. Já no período da noite a atuação será das forças de segurança de modo geral – Brigada Militar, polícias Civil, Rodoviária e Federal, Bombeiros e agentes da Força Nacional de Segurança. O trabalho ainda terá participação de agentes municipais de trânsito e representantes do Ministério Público estadual.

A ação de fiscalização abrangerá bares, restaurante e todos os demais locais na cidade ou na periferia onde possam ocorrer aglomerações de pessoas. A abordagem inicial será no sentido de que os grupos se desfaçam, mas, se as aglomerações persistirem, haverá intervenção policial mais severa.

Tem-se notado que especialmente os jovens deixam de adotar os cuidados básicos recomendados”, avalia a secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro. Ela acrescenta que é “uma pena que, muitas vezes, tenhamos de ser mais coercitivos, mas quando o bom senso não prevalece essas medidas mais enérgicas tornam-se imperativas, pois estamos tratando de saúde pública”. A secretária destaca ainda que “uma aglomeração hoje envolvendo alguém eventualmente infectado, numa festinha por exemplo, significa dezenas de pessoas doentes, dias depois”.

Manoela Malgarin lembra que o período é de compras e circulação pelo comércio, situação que impõe precauções ainda maiores. Ela recomenda que é “indispensável não apenas a constante higienização das mãos, do rosto e das vias respiratórias superiores, mas tudo deve ser higienizado”. O protocolo recomendado é que as pessoas tomem banho e lavem roupas e calçados ao chegarem em casa, além realizarem a desinfecção também das compras.

Em relação aos protocolos de prevenção, a secretária Sabrina lembra que, igualmente, é necessário evitar contato com balcões, corrimões e demais locais que possam estar com o vírus. “Se a pessoa tiver algum sintoma suspeito ou distúrbio respiratório, deve procurar imediatamente o Centro de Triagem para a Covid”, orienta. Outra recomendação é manter o isolamento social, “já que muitos dos casos de contágios, atualmente, são entre os membros da mesma família”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página