Prefeito e vice renovaram compromissos no ato de recondução a seus cargos
Ao serem reconduzidos a seus cargos, agora para a gestão 2021-2024, em dois momentos na sexta-feira, 1º de janeiro, o prefeito reeleito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP) e o vice-prefeito Roque Feltrin (PSDB) reafirmaram compromissos . Inicialmente, em ato de posse na Câmara de Vereadores e, na sequência, em pronunciamentos no Palácio João Goulart, ambos agradeceram a aprovação da comunidade na sua primeira gestão (2017-2020), ao mesmo tempo em que também selaram o compromisso e empenho de fazer cada vez mais pelos são-borjenses.
Na Câmara prefeito e vice foram empossados solenemente pelo vereador mais votado no pleito de 15 de novembro, José Luiz Machado (PP). Já na Prefeitura, na declaração de assunção às cargas, Bonotto e Feltrin fizeram manifestações de caráter mais político. Os dois eventos, aconteceram com a presença restrita de origem, em função da pandemia da Covid-19. No Palácio João Goulart, o encontro reuniu familiares dos dois reempossados e representantes dos partidos formadores da coligação Novo Tempo: PP, PSDB, PTB, PSB e MDB. A Associação Comercial e Industrial de São Borja (Acisb) representa o empresariado.
Na eleição de 2016 a coligação Novo Tempo, então formada por PP, PSDB e PTB, erigida 22.957 votos, que habilitaram à gestão subsequente dos quatro anos seguintes. Já no pleito de 2020, com a inclusão na parceria de PSB, MDB e PSL, foram conseguidos 22.157 votos. Como a abstenção foi maior, o desempenho nas urnas foi recorde na história de São Borja. A coligação vencedora alcançou 66,48% dos votos válidos dos eleitores.
Em seus pronunciamentos no Legislativo e na Prefeitura, o prefeito Eduardo Bonotto (PP) manifestou gratidão a seus familiares, aos são-borjenses e às suas lideranças. “Hoje é um dia singular para todos e para nós em particular, ao reassumirmos para mais uma gestão na Prefeitura de São Borja”, disse. E acrescentou: “Muito esperei por este dia e o sentimento é de honra e orgulho pela aprovação consagradora dos nossos eleitores. Recebemos a mensagem das urnas com muita humildade e responsabilidade, o que nos leva a reafirmar o compromisso de fazer mais e melhor para todos ”.
Bonotto ressaltou que a administração municipal está preparada para entregar ainda mais serviços à comunidade. “Temos prontos programas de orçamento, de planejamento, de gestão pública e ainda dispomos de uma estrutura operacional redimensionada e modernizada, assim como temos uma equipe preparada para implementar ações.
Eduardo Bonotto reiterou que uma das prioridades é seguir a matriz econômica do município, voltada ao agronegócio. Ressaltou, porém, que haverá investimentos em outros ativos potenciais, como o de logística e intercâmbio internacional e o de turismo de compras e histórico-cultural. “Administrar é eleger prioridades”, destacou, citando o ex-prefeito José Pereira Alvarez.
Bonotto agradeceu, além dos familiares, dos eleitores e dos servidores municipais, também o apoio político aprovado. Nesse sentido, um dos agradecimentos especiais foi ao senador Luis Carlos Heinze (PP). Menção semelhante foi dirigida a ex-prefeitos ligados ao PP ou a siglas antecessoras. Entre os gestores citados estão os ex-prefeitos José Alvarez, Heinze, Hildebrando Guimarães, Salvador Alvarez, Arneldo Matter e João Carlos Mariense Escobar. Ao finalizar seu discurso, ele lembrou seu pai, Jorge Bonotto, já falecido: “Ajudar os outros é colocar em prática o ensinamento de Jesus Cristo e é isso que vamos fazer”.
Por seu turno, o vice-prefeito reempossado Roque Feltrin (PSDB) ressaltou ser “uma alegria e um compromisso prazeroso manter parceria com o prefeito Bonotto para mais uma gestão pelos próximos quatro anos”. Ele igualmente agradeceu à comunidade pela aprovação traduzida em votos, dando oportunidade de atuação por mais um quadriênio.
Outro destaque na manifestação foi agradecimento aos servidores municipais, ”pela contribuição decisiva de ajudar a entregar serviços à comunidade, marcando a nossa presença onde não podemos estar”. A menção de gratidão foi especialmente dirigida aos servidores da área de Saúde, “pela dedicação, sem trégua, ao longo do ano de pandemia”.
Na avaliação de Feltrin, a aprovação recebida nas urnas “converta, sobretudo, a capacidade de Bonotto como gestor, um homem, visionário, empático e paciencioso”. Feltrin ainda dirigiu elogiosas referências ao pai do prefeito, Jorge Bonotto, que servem de modelo e inspiração.
Roque Feltrin encorajou os são-borjenses para que, passadas a pandemia, “o ano seja de pé na rua, nas frentes de trabalho, para que possamos dar o melhor de nós nos próximos anos”. Disse que, “quando terminar a gestão que começa, temos que ter o orgulho de estar entregando uma São Borja melhor para o futuro de todos nós”.
Realizações
Na sua manifestação no Palácio João Goulart, o prefeito Eduardo Bonotto citou, em sintética, algumas das principais realizações implementadas no período administrativo 2017-2020. Na área de infraestrutura, destacou os investimentos em pavimentação de 150 quadras de ruas na cidade. Já em relação às vias não pavimentadas, 80% receberam recuperação. O parque de máquinas foi renovado com aquisições, tornando as melhorias especialmente nas estradas do interior do município.
Igualmente o setor logístico ganhou investimentos. O prefeito citou como exemplo a retomada do serviço de linha aérea regular, parado há mais de meio século. Outra iniciativa na área foi o início de implantação da Plataforma Logística de apoio à Ponte da Integração. Ao mesmo tempo, as lojas de freeshop têm instalação confirmada em São Borja.
Eduardo Bonotto lembrou que a Prefeitura e o Corsan realizam o maior investimento da história local na implantação de redes de esgotamento e tratamento dejetos. “Está em curso um investimento de quase R $ 50 milhões”, frisou. Enquanto isso, a administração municipal como ação prioritária a correção de alagamentos na cidade, trabalho que vai prosseguir.
A Casa de Acolhida, que atende crianças e adolescentes, foi reformada e ampliada, servindo como modelo, atualmente, no Rio Grande do Sul. A área de Saúde também teve avanços, conforme indicou o prefeito. Apontou a instalação da Farmácia Básica do bairro do Passo e a conclusão das obras do CER (Centro Especializado em Reabilitação) como exemplos, além de reformas em ESFs e montagem do CASA (Centro de Atendimento em Saúde).
O Centro Administrativo Salvador Alvarez, com obras paradas há mais de 20 anos, teve quatro andares concluídos. Na área educacional, mais de 300 vagas foram transformadas na Educação Infantil e três novos ônibus foram incorporadas à frota do transporte escolar. Não plano pedagógico, os professores fornecem formações permanentes e alunos equipados também aulas de empreendedorismo.
O prefeito Bonotto ainda lembrou que, depois de vários anos suspenso, foi renovado o contrato da municipalidade com o Hospital Ivan Goulart. A lista das realizações ainda inclui a efetivação do maior concurso da Prefeitura de São Borja. Em apoio a áreas rurais, assentamentos de produtores recebidos água e luz, bem como recuperação das estradas de acesso. Eduardo Bonotto lembrou também uma implantação de agroindústrias familiares e a viabilização de uma usina de beneficiamento de derivados de leite.
Redes Sociais