Agricultura Familiar segue abastecendo os programas sociais em São Borja
As adversidades do clima, especialmente a escassez de chuvas, têm diminuído a oferta de produtos, mas, mesmo assim, 16 famílias ligadas à Agricultura Familiar seguem o abastecimento com hortifrutigranjeiros das demandas de programas e ações sociais em São Borja. São fornecidos hortifrutigranjeiros de modo geral, com repasse semanal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). A entrega dos insumos alimentícios ocorre sempre nas segundas-feiras, das 8 às 12 horas. Também ocorre aquisição de leite, com entrega durante toda a semana.
Os recursos para as aquisições são do Ministério da Cidadania. O contrato de liberação dos recursos da União começou a ser aplicado em outubro de 2020, com duração de um ano. No período, poderão ocorrer compras de até R$ 100 mil. Trata-se de iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que dá prioridade à Agricultura Familiar.
A SMDS utiliza os hortifrutigranjeiros para atender programas, projetos e ações sociais como Casa de Acolhida, Albergue Municipal, Despertando Valores e os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). Os insumos ainda servem para formar cestas básicas que são distribuídas a famílias carentes e para apoio a pacientes atendidos no Hospital Ivan Goulart.
Edital de chamamento público realizado em 2020 definiu os produtores fornecedores, que são ligados ao Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar). Outra condição é que tenham certificação da Emater em relação ao perfil estabelecido.
Redes Sociais