Obras de reforma e ampliação em duas escolas da rede municipal
Mesmo no atual período de pandemia, não cessam as obras de melhoria e ampliação em escolas municipais em São Borja. São iniciativas coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com recursos financeiros e mão de obra da Prefeitura. Além disso, uma nova escola está em construção, com recursos federais, no bairro Maria do Carmo.
O coordenador administrativo da secretaria, Nilton Mançoni, informa que uma das obras em andamento é na Escola de Educação Infantil Ecilda Miranda, localizada à entrada do bairro José Alvarez. Depois do estabelecimento receber área coberta para a realização de eventos e maior comodidade às crianças e atendentes, agora são implantadas rampas de acesso para facilitar a acessibilidade. O prédio da escola ainda recebe pintura geral, incluindo as instalações internas.
Já na Escola de Ensino Fundamental Ubaldo Sorrilha da Costa, no bairro do Passo, são construídas novas salas de aula, visando à ampliação do ensino de turno integral. Nilton Mançoni informa que duas novas salas estão praticamente concluídas e outras duas terão obras iniciadas, devendo ficarem prontas em cerca de três meses. Em etapa posterior, serão instaladas mais quatro salas de aula. Com esses investimentos será possível a ampliação gradativa do ensino em turno integral na Ubaldo, abrangendo, por ora, crianças de Pré-Escolar e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A maior obra em andamento e que deve estar concluída ao final do primeiro semestre é de implantação de escola do programa Pró-Infância no bairro Maria do Carmo. Receberá investimento de R$ 2,2 milhões, verba do Ministério de Educação e contrapartida da Prefeitura. Quando estiver pronta, a nova unidade escolar oferecerá 188 vagas do tipo creche para crianças de zero a três anos de idade.
No atual período de férias, as 30 escolas da rede municipal, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, também recebem serviços de manutenção. A grama dos pátios é periodicamente aparada e, quando necessário, também são feitos pequenos reparos ou reposição de luminárias, por exemplo.
Cuidados redobrados
A diretora Pedagógica da SMEd, Maria Lourdes Balbueno, atualmente também no exercício de secretária, diz que, por enquanto, se mantém a previsão de que o ano letivo de 2021 possa ter início em 18 de fevereiro. Observa, porém, que devido à pandemia da Covid-19, é muito provável que, inicialmente, as atividades tenham de ser híbridas – presenciais e à distância. Outra possibilidade é que os alunos tenham aula em dias escalonados.
O coordenador administrativo da SMEd, Nilton Mançoni, ressalta que estão prontos todos os serviços de apoio, respeitando todos os protocolos sanitários. Ele explica que as escolas receberam pias comunitárias e tapetes sanitizantes para práticas de higienização e desinfecção. A Secretaria também comprou 11 mil máscaras protetivas – duas por aluno -, além de boas quantidades de álcool em gel e de água sanitária.
Redes Sociais