Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pronto Atendimento Médico (PAM) será transferido para o CASA a partir desta quinta-feira
Início do conteúdo da página

Pronto Atendimento Médico (PAM) será transferido para o CASA a partir desta quinta-feira

Publicado: Terça, 19 Janeiro 2021 10:50 | Última Atualização: Terça, 19 Janeiro 2021 10:50
Arte: Carla Iann/DECOM
imagem sem descrição.

O cenário de pandemia em decorrência da Covid-19, tem imposto às equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a necessidade de permanentes ajustes nas suas rotinas de atendimento ao público.

A partir desta quinta-feira, 21 de janeiro, os serviços prestadores pelo PAM (Pronto Atendimento Médico) e CT (Centro de Triagem), estarão funcionando no mesmo local, no CASA, localizado na rua Venâncio Aires, 932, o CT funcionando das 8 às 22h e o PAM das 18 à 22h. Esta decisão se deve ao fato de que principalmente no período da noite os atendimentos de pacientes Covid-19 é menor do que o período diurno. A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, salienta ainda que embora os serviços estejam no mesmo prédio, eles estarão em alas separadas, com entradas e salas de esperas distintas com o objetivo de não deixar os pacientes com síndromes respiratórias ou Covid junto dos demais que estejam em consultas de Pronto Atendimento e Não Covid.

A secretária, ainda explica, que o trabalho é mantido em parceria com outros setores da prefeitura e Hospital Ivan Goulart (HIG) - “a constante alteração nas circunstâncias nos leva a adaptações contínuas para que as principais demandas possam ser atendidas”. Ela comenta que as duas alterações mais recentes se referem ao CT e às ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

As ESFs, depois de algumas semanas atendendo em turnos escalonados, retomaram, na semana passada o seu horário normal. Com isso, os atendimentos voltaram a ser oferecidos nos turnos da manhã e da tarde. O público assistido poderá procurar a sua unidade de saúde das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17h.

A secretária, Sabrina Loureiro pede a compreensão da população, já que algumas ESFs poderão eventualmente não dispor de médico em determinados horários, a razão é que tanto médicos como outros profissionais de apoio poderão estar deslocados para atender no Centro de Triagem. Ela observa que, “graças às ações que estão sendo adotadas nos últimos meses, de maneira compartilhada, felizmente a situação em São Borja não chega a apresentar a gravidade dramática registrada em outras cidades do país e no mundo, contudo, mesmo assim, precisamos manter atenções redobradas, é decepcionante e um sério risco saber de pessoas promovendo festas e aglomerações”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página