Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório Municipal de Fronteira recebe certificado de aprovação no Programa de Controle Externo da Qualidade da Baciloscopia da Tuberculose
Início do conteúdo da página

Laboratório Municipal de Fronteira recebe certificado de aprovação no Programa de Controle Externo da Qualidade da Baciloscopia da Tuberculose

Publicado: Sexta, 05 Fevereiro 2021 16:17 | Última Atualização: Sexta, 05 Fevereiro 2021 16:17
imagem sem descrição.

O Laboratório Municipal de Fronteira de São Borja (LAFRON) recebeu do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o certificado de aprovação no Programa de Controle Externo da Qualidade da Baciloscopia da Tuberculose, oferecido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN-RS) para o período de 2020. Essa certificação foi conquistada após avaliação de qualidade das lâminas realizadas em São Borja durante o ano de 2020 na pesquisa de baciloscopia para tuberculose.

Ao longo do ano o LAFRON realizou pesquisas de bacilos da Koch ou bacilos álcool ácido resistentes, que são causadores da tuberculose. Para a certificação, o LACEN solicitou todas as lâminas de um período de 6 meses, que foram enviadas pelo LAFRON juntamente com os resultados obtidos. A partir daí, o LACEN realiza a releitura das lâminas, analisa a qualidade da coloração e da confecção das mesmas e, por fim, todos resultados encontrados pelo laboratório de São Boja são comparados com os resultados encontrados na releitura. Só é conferido certificado quando a qualidade das lâminas e os resultados estão em acordo.

“Este controle de qualidade externo permite avaliar nosso serviço desde a orientação correta para a coleta das amostras, procedimentos e técnicas de preparo, até o resultado final para diagnóstico”, explica a biomédica e coordenadora do Laboratório de Fronteira, Lenara Friedrich.

Com esse certificado o Laboratório Municipal de Fronteira de São Borja se qualifica e continua sendo referência destas análises na rede pública. A coordenadora do LAFRON destaca que esse êxito só foi possível graças ao cuidado, perícia, capricho e exímio trabalho de controle e orientação de toda a equipe na execução e contribuição para o diagnóstico de tuberculose.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página