A partir de segunda-feira a acontece a primeira edição do LIRA em 2021
Por orientação do Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira (1º/03), o Serviço de Vigilância em Saúde de São Borja, apoiado pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, realiza a primeira edição do LIRA do ano no município. Trata-se do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febra amarela. Por amostragem, o levantamento irá até sexta-feira (05/03), na cidade e em Nhu-Porã.
Não se descarta aumento nas incidências, considerando as chuvas frequentes em janeiro, associadas às altas temperaturas. Todo o período de verão é considerado de maior risco, o que leva as autoridades do setor a reiterarem pedido à população para que se mantenha vigilante, conservando os pátios e residências limpos, revisando e eliminado todos os depósitos de águas e que possam virar criadouros de larvas de mosquitos. A veterinária Janaina Leivas, do Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, lembra, ainda, que outros municípios das Missões e Noroeste gaúcho, além de localidades argentinas na fronteira tiveram proliferações e pessoas doentes em número bem maior que na estação primavera-verão de 2019-2020.
O trabalho do LIRA será realizado em 20% dos locais normalmente monitorados da região centro-sul da cidade e dos bairros Pirahy e José Alvarez. Já no bairro do Passo, Umbu e Nhu-Porã os materiais de controle serão recolhidos em 50% dos locais de controle rotineiro. Os pontos de coleta no LIRA são definidos através de sorteio, usando apoio de um software do Ministério da Saúde.
Redes Sociais