Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura acerta com a Corsan mais investimentos na cidade
Início do conteúdo da página

Prefeitura acerta com a Corsan mais investimentos na cidade

Publicado: Quarta, 24 Fevereiro 2021 11:46 | Última Atualização: Quarta, 24 Fevereiro 2021 11:46
imagem sem descrição.

O prefeito Eduardo Bonotto esteve reunido na terça-feira (23/02) com o presidente da Corsan (Companhia Rio-Grandense de Saneamento), Roberto Barbuti, e sua equipe de apoio. Também participou do encontro o secretário municipal de Planejamento, João Pedro Daitx. Na oportunidade, estiveram em pauta importantes investimentos e outras iniciativas relacionadas ao interesse de São Borja.

Entre as questões abordadas está a implantação de elevatórias coletoras de esgoto, para atender demandas dos bairros do Passo e José Alvarez. Segundo informação da companhia de saneamento, será realizada licitação em junho ou julho de 2021 para a executar as obras. As estações elevatórias levarão os dejetos dos dois bairros até a Estação de Tratamento no bairro Jockey Clube.

No encontro também foram debatidas as obras visando à ampliação dos reservatórios de água na cidade. O sistema principal em operação, no bairro do Passo, precisa receber maior capacidade de captação e tratamento. As longas estiagens na região, nos últimos anos, levam à implementação de investimentos no setor.

O prefeito Bonotto e o secretário Daitx também cobraram mais agilidade e serviços de melhor qualidade nas intervenções das ruas, na região Sul da cidade, onde a Corsan instalará redes coletoras de esgoto. A cobrança à estatal foi feita em relação à empresa terceirizada contratada pela companhia para recuperação adequada das vias esburacadas. Através da chamada Bacia Sul, será realizado o maior investimento da história de São Borja em esgotamento sanitário.

Os serviços de coleta e esgotamento sanitário serão nos bairros Florêncio Guimarães, Paraboi, Betim e Pirahy. No total, o novo sistema demandará aplicação de R$ 15.225 milhões. Haverá o assentamento de 46.497 metros de redes coletoras de esgoto, com diâmetros variando entre 150 e 400mm. Serão 3.121 ramais prediais.

As obras, no centro-sul da cidade, tiveram início em 2019, a partir da Rua Ernesto Dornelles, no bairro Florêncio Guimarães. Considerando este investimento da Bacia Sul e demais obras já realizadas, serão 50 quilômetros de redes assentadas. Só a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) recebeu R$10 milhões para sua expansão.

O prefeito e o secretário ainda receberam a boa notícia da chegada à cidade, entre março e abril, de um caminhão hidrojato. A principal utilização será no esgotamento de fossas sépticas. “Será um grande ganho para a comunidade”, comemorou Eduardo Bonotto.

Na quarta-feira (24/02), ocorreu nova rodada de reuniões. Por meio de videoconferência com a direção da Corsan, aconteceu o detalhamento das ações em todas as frentes de trabalho e de investimentos. A finalidade foi acertar como todas as melhorias previstas serão executadas.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página