Covid altera rotina de atendimento dos ESFs
O agravamento da pandemia da Covid-19 tem levado a constantes adaptações e mudanças às rotinas de atendimento das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) em São Borja. Com isso, as diversas unidades voltam a atender em turnos alternados -manhã e tarde-, segundo orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Pela manhã passam a atender a ESF 01 Alípio Rodrigues da Silva (Ernesto Dorneles), a ESF 03 Pelayo Moraes Oléa (vila Santa Rosa), a ESF 04 Ovidio Loureiro (bairro Itacherê), a ESF 05 Ricardo Pinheiro (bairro do Passo), a ESF 06 Emilio Tróis da Mota (bairro Boa Vista) e a ESF 09 Terezinha Côrrea (bairro Bettim). Também abrem pela manhã a ESF 11 Mario Osório Araújo (vila Jaguari), a ESF 15 Cristina Vargas (bairro do Tiro) e ainda as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do condomínio Maria Cristina e da localidade de Nhu-Porã. O funcionamento será das 7h30min às 11h30min.
Enquanto isso, passam a atender no período da tarde a ESF 02 Airton Carneiro (vila Vicentinos), a ESF 07 Pedro Marchezan (bairro Paraboi), a ESF 08 Délcio de Souza Paz (vila Goulart), a ESF 10 Cônego Viro Rauber ( vila Cabeleira) e a ESF 12 Ana Ester ( bairro José Pereira Alvarez). Estas unidades funcionam das 13h às 17h
Já a Central de vacinas segue com o atendimento das 7 às 12h e das 13 às 16h.
O secretário de Saúde em exercício, Emerson Carvalho, explica que o atendimento em apenas um turno tem como uma das finalidades liberar profissionais para auxiliar na linha de frente de enfrentamento ao coronavírus. Outra razão é permitir que os profissionais das equipes das ESFs tenham um pouco de descanso já que todos eles trabalham há um ano ininterrupto, com demandas bem acima do normal, chegando ao limite da exaustão.
Redes Sociais