Implantação de contêineres nas praças centrais da cidade colaboram para o descarte correto do lixo
Já há algum tempo, dois contêineres estão à disposição nas praças do centro da cidade. Um deles está colocado no centro da praça XV de Novembro e o outro, nas proximidades dos banheiros públicos da praça da Lagoa. Um dos objetivos principais é conscientizar a população para o descarte adequado do lixo, tornando a cidade mais limpa.
A empresa Eco Verde, atual concessionária da Prefeitura para os serviços de coleta de resíduos, tomou a iniciativa, apoiada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. A ideia é gradativamente, ir ampliando as ações desse tipo. Nos locais de maior circulação de público, a Secretaria de Meio Ambiente também instalou mais de 100 lixeiras.
O gerente local da Eco Verde, Lúcio Passamani, informa que a empresa recolhe, diariamente, até 43 toneladas de resíduos, entre lixo orgânico e materiais para reciclagem. Os materiais recicláveis são recolhidos ao antigo GIAMA, no bairro do Passo, onde ocorre processo de triagem. Dezenas de famílias são envolvidas na operação. A meta é, gradativamente, ampliar o processo de coleta seletiva e de reaproveitamento dos materiais.
Já o lixo orgânico é temporariamente levado ao Lixão, também no bairro do Passo. No local ocorre transbordo, tendo como destino final aterro sanitário em Giruá. A administração municipal, porém, trabalha em várias frentes em relação ao destino final dos resíduos descartados. Entre as ações, estão a recuperação do passivo ambiental representado pelo Lixão, a implantação de aterro sanitário com apoio da iniciativa privada e, ainda, realização de licitação para o recolhimento do lixo.
Redes Sociais