Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeito discute medidas em relação aos protocolos estaduais de Bandeira Preta
Início do conteúdo da página

Prefeito discute medidas em relação aos protocolos estaduais de Bandeira Preta

Publicado: Segunda, 08 Março 2021 12:18 | Última Atualização: Segunda, 08 Março 2021 12:18
imagem sem descrição.

Neste domingo (07/03) o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, participou de duas reuniões, por videoconferência, com representantes de diferentes associações de municípios no Rio Grande do Sul. O tema central em debate foi às restrições, protocolos e funcionamentos nos municípios conforme decreto de Bandeira Preta estabelecido pelo governador do Estado, Eduardo Leite.


No primeiro momento, a participação se deu em um encontro online com gestores da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). Já o segundo encontro virtual - proposto pelo Prefeito Bonotto - contou com a participação de mais 26 gestores, representando as associações dos Municípios das Missões (AMM), Fronteira Oeste (AMFRO), Região Central (AMCENTRO), Alto Jacuí (AMAJA) e Grande Santa Rosa (AMUFRON), em que discutiu-se sobre novas medidas de flexibilização em relação aos atuais protocolos estabelecidos de distanciamento para enfrentamento à Pandemia, bem como o retorno ao modelo de cogestão e a demanda de que os protocolos sejam estabelecidos conforme a realidade de cada município.


Como encaminhamento, os gestores decidiram por formalizar pedido ao governador quanto às necessidades de gestão e enfrentamento à Pandemia, considerando o contexto das regiões. Dentre as principais reivindicações está o sistema de cogestão - que garante autonomia aos municípios - e demandas voltadas ao funcionamento do comércio, visando preocupações com a economia local de cada município - dentre as sugestões, estão que o funcionamento seja restrito, respeitando os protocolos exigidos, entretanto, possibilitando que haja a manutenção do fluxo de caixa - neste caso, que as lojas possam prestar atendimentos individualizados aos clientes por seus funcionários conforme a área do PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndios) ou então, um terço da capacidade, além da proposta para manutenção do esquema de tele-entrega.


Os prefeitos alinham outras reivindicações ao chefe do Executivo Estadual, considerando o longo período em que o Rio Grande do Sul ficará em bandeira preta. Devido ao agravamento da pandemia em território gaúcho, as restrições de bandeira preta já duram mais de uma semana e estão previstas para se estender pelo menos até o próximo dia 21 de março. O prefeito Eduardo Bonotto reconhece a gravidade da situação, com o aumento de pessoas infectadas, hospitalizadas em leitos clínicos e de UTIs, além do significativo aumento do número de óbitos. Bonotto, também reconhece como fundamental, a discussão de medidas que favoreçam a atividade econômica local.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página