Mantendo todos os protocolos, CEO não interrompe atendimentos na pandemia
O atual período de pandemia da Covid-19, já há um ano, diminuiu o fluxo de pacientes, mas não interrompeu a rotina de atendimentos prestados em São Borja através do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). De acordo com o diretor da unidade de serviços, odontólogo Juliano Bicca, “passamos a adotar uma agenda reduzida, entretanto sem suspender, em nenhum momento, os atendimentos prestados”. Além de redefinição da agenda, foram reforçadas as regras de distanciamento social e do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o CEO está instalado em dependências do antigo hospital São Francisco. Além de atendimentos no local, com apoio das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), também são prestados serviços domiciliares a pessoas impossibilitadas de locomoção. Juliano Bicca avalia que, apesar da pandemia, cerca de 70% das demandas surgidas em 2020 puderam ser atendidas. Ele ressalta que a rotina atual vai seguir sem alterações.
O Centro de Especialidades Odontológicos conta com equipe formada por cinco cirurgiões dentistas, quatro auxiliares de saúde bucal e dois técnicos em prótese dentária. Esse grupo de trabalho coloca à disposição atendimentos em várias especialidades. Estão, entre elas, Periodontia (gengiva). Prótese Odontológica, Cirurgia Oral, Endodontia (tratamento de canal) e Clínica Geral Odontológica.
O CEO ainda realiza Rx periapicais, mediante solicitação das ESFs. Igualmente são atendidos os chamados pacientes especiais, desde os casos mais simples aos mais complexos. A assistência primária (inicial), é prestada pelas Estratégias de Saúde da Família. Os atendimentos diretamente no Centro de Especialidade Odontológicas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Redes Sociais