Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pandemia desacelerou implantação do e-Cidade
Início do conteúdo da página

Pandemia desacelerou implantação do e-Cidade

Publicado: Terça, 16 Março 2021 10:24 | Última Atualização: Terça, 16 Março 2021 16:03
imagem sem descrição.

A pandemia da Covid-19, que afeta a maioria das atividades produtivas, atingiu também a implantação do novo sistema de gestão eletrônica na Prefeitura de São Borja. Trata-se do sistema sob gestão do software livre e-Cidade. A DBSeller, empresa contratada para operar a migração do serviço antigo para o atual, diminuiu ou interrompeu ações, inclusive diante do risco de contágios de servidores que têm de receber treinamento oferecido por monitores.

Iniciada há cerca de dois anos, a implantação do e-Cidade está quase concluída. O secretário municipal de Administração, Plínio Klein, destaca que, apesar da suspensão temporária nas operações, já são notórias as vantagens em função do novo sistema. “Agora com a pandemia, já foi possível que muitos municipários do grupo de risco estejam trabalhando em home office, coisa que antes não era possível com a mesma facilidade e produtividade”, segundo exemplifica.

Nos setores de Planejamento e Fazenda, os serviços igualmente ganharam mais agilidade. Um exemplo foi a busca de informações e a elaboração das guias de 2021 do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo. Igualmente a Nota Fiscal Eletrônica, ligada à Secretaria da Fazenda, pode ser emitida com maior rapidez.

O secretário Klein indica como outro exemplo a área de Educação, que estava fora do antigo sistema. “Agora a frequência e as notas dos alunos podem ser conferidas online e a previsão ainda é de que tenhamos mais avanços no setor educacional”, explica.

O secretário destaca que, como resultado, tudo ficará ágil e mais prático, tanto para os servidores municipais quanto para os usuários dos serviços. “A maioria das demandas das pessoas poderá ser atendida de casa, da loja ou do escritório, através do computador ou do smartphone, com apoio da internet”, ressalta Plínio Klein. Outra vantagem diz respeito aos custos para a administração municipal, que já são muito menores do que os anteriores.

O trabalho da DBSeller têm o acompanhamento dos técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação (DPI), ligado à Secretaria da Administração. À medida que um setor recebe o novo sistema de gestão eletrônica, os servidores recebem treinamento para a sua utilização. O servidor Renan Donatto, fiscal do contrato, acompanha o andamento burocrático do cronograma das ações.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página