Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeito pede uma avaliação ao Estado via Lacen/Fiocruz sobre uma possível nova variante da Covid em São Borja
Início do conteúdo da página

Prefeito pede uma avaliação ao Estado via Lacen/Fiocruz sobre uma possível nova variante da Covid em São Borja

Publicado: Quarta, 17 Março 2021 11:57 | Última Atualização: Quarta, 17 Março 2021 11:57
imagem sem descrição.

 

Entre todos os 24 municípios abrangidos pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), São Borja segue, já alguns dias, com números de casos relacionados à Covid-19. Isso ocorre em relação a pessoas que procuram o Centro de Triagem (CT), pacientes infectados e em isolamento domiciliar. Também é recorde o número de internamentos hospitalares, inclusive em CTI, sendo ainda crescente o número de óbitos. A hipótese mais provável para esse quadro é que uma das novas variantes do Coronavírus – mais contagiosa e agressiva – esteja afetando a cidade. A secretaria de saúde tem enviado amostras e aguarda retorno do pleito.

O titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, que esteve em São Borja para acompanhar esse processo, também trabalha com a hipótese da ação na cidade de uma cepa agressiva do vírus. Mais de 200 pessoas são atendidas diariamente no Centro de Triagem, são mais de mil pacientes com suspeitas da doença e, nos últimos dias, em vários deles foram quase 150 novos casos confirmados em 24 horas. No Hospital Ivan Goulart (HIG) passa de 100 o número de pacientes internados com Covid, além dos que estão em UTIs especializadas fora da cidade. O HIG ampliou o número de leitos e profissionais de saúde, está fazendo improvisações evitando o esgotamento da estrutura.

"Devemos evitar as aglomerações. Nossa situação está delicada. Nossos números estão elevados e precisamos da compreensão da população com ações conscientes de prevenção e cuidados”, destaca o prefeito Bonotto. Há poucos dias, ele assinou decreto estabelecendo multas para quem não respeitar o isolamento domiciliar e fizer aglomerações. Em 10 dias, o município registrou vários óbitos pelo Coronavírus.

O pedido ao Estado e ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) foi feito para verificar com a Fiocruz, no Rio de Janeiro, o porquê desta situação em São Borja. A vacinação da população prossegue com idosos acima dos 77 anos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página