Secretária Bidinoto assume priorizando ações de enfrentamento à pandemia
Empossada no cargo há pouco mais de uma semana, a nova secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoto, assume em um período de pico da pandemia da Covid-19. Em consequência, as ações são, prioritariamente, voltadas a atender demandas das famílias em situação de maior vulnerabilidade. “A avaliação inicial já permite concluir que as necessidades das famílias triplicaram em relação aos períodos de rotina”, segundo destaca a secretária.
Com o agravamento da situação da Covid, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) mantém alterada a rotina de atendimentos ao público. Os serviços na secretaria – na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Hospital Ivan Goulart –, são prestados em turno único, das 7h30min às 13h30min. A iniciativa leva em conta as medidas protetivas e de distanciamento social.
Um dos principais locais em que as pessoas mais procuram apoio são os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). Com a adoção, já há algumas semanas, de bandeira preta em relação ao distanciamento social, os CRAS estão funcionando, temporariamente, apenas no turno da manhã, entre 8 e 12 horas. “Na medida do possível, estamos melhorando a infraestrutura dessas unidades de serviço, para melhor atender à população”, destaca a secretária.
Luciane Bidinoto relata que a estrutura funcional dos Grupos de Convivência - de crianças, jovens e adultos -, está sendo melhorada. A meta é a diversificação de atividades, à medida em que a pandemia começar a cessar e for possível o retorno dos grupos para ações coletivas. “Quando possível, estaremos colocando inclusive computadores à disposição dos grupos de convivências”, afirma.
O CRAS Centro, junto à SMDS, e dos bairros do Passo e Paraboi funcionam diariamente. Já o CRAS Arneldo Matter atende às terças e quintas-feiras. O CRAS Leonel Brizola, que voltou para a vila do mesmo nome, atende nas quartas e sextas-feiras.
A recomendação é que para buscar assistência através dos CRAS sejam observados todos os protocolos de prevenção em relação ao Coronavírus. Uma dos pedidos é o uso de máscara, além de higienização das mãos. Igualmente é reforçado a solicitação para que sejam evitadas as aglomerações.
Como é crescente a necessidade de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene pessoal, segue a campanha de arrecadação na comunidade. Os donativos podem ser levados diretamente à SMDS, na Avenida Presidente Vargas em frente ao Hospital Ivan Goulart, ou então anunciados pelo telefone (55) 3431-9993. “Quaisquer itens são bem-vindos, como arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha e leite”, exemplifica a secretária.
Outras ações
A nova titular da pasta de Desenvolvimento Social ressalta que já está projetando ações para o período pós-pandemia. Aponta como uma das iniciativas o futuro retorno das atividades do Restaurante Popular. Com apoio de recursos federais, o Restaurante Popular, que oferta refeições a custos subsidiados, voltará com incrementos, anuncia Luciane Bidinoto.
Já o Albergue Municipal segue com seu funcionamento normal, tendo como finalidade a acolhida de pessoas em situação de rua ou de fora da cidade e que não tenham onde permanecer. O local funciona como casa de passagem, no bairro Boa Vista, colocando 12 vagas à disposição. Além de jantar e café da manhã, é possível banho e pernoite.
Bidinoto destaca como conquista “bastante positiva” a nova Casa de Acolhida, reformada, ampliada e reinaugurada este ano. A unidade atende, atualmente, 17 crianças e adolescentes que, temporariamente estão fora do convívio familiar. Além de novas instalações segundo todos os padrões técnicos estabelecidos, o mobiliário da casa teve aquisição recente com a utilização de recursos viabilizados através de destinações via Imposto de Renda.
Redes Sociais