Fepam dá licença prévia para instalação do aterro sanitário
Empossado na segunda-feira (22/03), o novo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra, já recebeu uma boa notícia no dia seguinte: a licença prévia para a implantação de um aterro sanitário em São Borja. A licença foi dada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). O novo secretário ressalta que a autorização resulta de ações empreendidas por seu antecessor Fábio Fronza e pelo prefeito Eduardo Bonotto que, ao longo dos últimos quatro anos, trabalharam para essa confirmação.
A Fepam está dando prazo de cinco anos para que o aterro sanitário seja implantado. Ficará em área nas proximidades da chamada Faixa dos Trilhos e da localidade de Nhu-Porã. Terá operações coordenadas por uma empresa privada. “É uma iniciativa fundamental, pois permitirá que os resíduos produzidos no dia a dia pela cidade sejam levados ao local e não mais a aterro em Giruá”, segundo destaca Eugênio Dutra. Ele ressalta que, além da iniciativa representar bem menos custos para o poder público, possibilitará, na prática, também, a solução do passivo ambiental representado pelo Lixão no bairro do Passo.
Em relação ao Lixão, está sendo apenas utilizado, atualmente, como área de transbordo. Ao mesmo tempo, começa a ser implementado projeto de recuperação das áreas degradas. Um cinturão verde será implantado na área entorno, ao mesmo tempo em que haverá correção de solo e saneamento de problemas em cursos d’água e chorume poluentes.
Redes Sociais