Agricultura municipal disporá de duas escavadeiras hidráulicas
A previsão é que São Borja, em alguns meses, passe a dispor de duas escavadeiras hidráulicas em apoio às operações da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Uma das máquinas será adquirida através de licitação e com recursos federais de R$ 500 mil. Outra máquina foi confirmada, esta semana, por empréstimo, através da Secretaria Estadual da Agricultura. Nos dois casos, as dragas são para, prioritariamente, atender demandas dos pequenos produtores no município.
A conquista mais recente foi através de gestão do prefeito Eduardo Bonotto com o secretário da Agricultura, Covatti Filho. O vereador Lindolfo Hardt também fez intervenções em favor da cedência da máquina. Além de ações voltadas à agricultura familiar, também é prevista a utilização para infraestrutura rural. A Prefeitura terá de entrar com combustível e manutenção.
Em relação à segunda escavadeira, os recursos foram viabilizados pelo deputado federal Jerônimo Georgen e o vereador André Dubal, ambos do PP. Já houve lançamento de licitação para a compra.
Agricultura familiar
Na Secretaria Municipal da Agricultura a meta é de implantação, a partir de agora, de até 50 tanques, açudes e sistemas de irrigação em apoio à agricultura familiar. O secretário Eugênio Dutra observa que agora, com as duas dragas à disposição, a meta é perfeitamente possível de ser atingida.
O secretário Dutra projeta incrementar o programa de piscicultura no município, como alternativa de geração de emprego e de renda. Os pequenos produtores normalmente entram com o combustível necessário e implantam os seus criatórios de peixes ou sistemas de irrigação.
Além deste tipo de apoio, os produtores já contam com a ajuda da Agricultura municipal por meio de serviço de retroescavadeiras. A utilização, no caso, é para abrir pequenos bebedouros e estradas vicinais nas propriedades. Outra ação de apoio diz respeito às diversas patrulhas agrícolas à disposição no interior do município.
Redes Sociais