Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cultura e turismo: atividades virtuais durante a pandemia
Início do conteúdo da página

Cultura e turismo: atividades virtuais durante a pandemia

Publicado: Terça, 30 Março 2021 07:59 | Última Atualização: Terça, 30 Março 2021 11:19
imagem sem descrição.

Setores como cultura, turismo e esporte estão entre alguns dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, em escala planetária, há mais de um ano. Em São Borja isso não é diferente. Isso impõe a necessidade de reinvenção e criatividade, segundo ressalta a nova secretária municipal de Culturas, Turismo, Esporte e Lazer, Vânia Cardoso Alves. Recentemente investida no cargo, ela informa que as circunstâncias obrigam a adaptações alternativas ao trabalho de rotina.

A titular da pasta diz que prepara, com sua equipe, ações no formato virtual, principalmente no campo da cultura. A previsão é que, nos próximos dias, comecem a ser divulgados os primeiros eventos, para acompanhamento pelos são-borjenses através dos diversos canais remotos. “Precisamos manter o distanciamento social, em favor da saúde pública, mas, mesmo assim, a comunidade não pode ficar privada de conhecimentos e revisitações em relação ao nosso rico potencial local”, destaca.

Nesse sentido, Vânia Alves lembra que logo São Borja celebrará mais um aniversário de emancipação política e, “como Primeiro dos Sete Povos Missioneiros no país, precisa sempre estar na vitrine nacional e internacional”. Cita, do mesmo modo, a história materializada através dos museus que, além da saga das Missões Jesuíticas, guardam a memória de dois ex-presidentes da República.

Neste contexto, uma secretária informa que igualmente o turismo começa a ser trabalhado, já pensando no período pós-pandemia. “Daremos sequência às ações que vinham sendo empreendidas pelo secretário Íbaro Rodrigues, mas temos ainda novos nichos potenciais”. Cita como exemplo a instalação de free shops na cidade, o que vai incrementar o turismo de compras. Outra marca de São Borja a ser trabalhada é a de Capital Gaúcha do Fandango.

Na área do esporte, uma secretária lembra que a Prefeitura já se prepara para o retomar plenamente as atividades depois que passar o Coronavírus. Todas as praças esportivas serão revitalizadas na cidade e receberão manutenção permanente, segundo licitação em andamento para contratar prestadores de serviços. O ginásio esportivo Cleto Azambuja foi totalmente reestruturado, com apoio de verba federal e investimento de R $ 250 mil, viabilizado pelo senador Luis Carlos Heinze. O Departamento de Esportes foi transferido e funciona junto ao Museu do Esporte, no Parcão. “Nós estamos prospectando incrementos nos dois setores”, projeta Vânia Alves.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página