SMEd segue trabalhando nas medidas de prevenção à Covid-19
Em São Borja, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) ainda segue sem condições de confirmar quando será possível o retorno às aulas presenciais, interrompido já há mais de um ano, em função da pandemia da Covid-19. Apesar disso, várias ações vêm sendo implementadas para garantir condições sanitárias adequadas, pensando na retomada. O secretário titular da pasta, João Carlos Reolon, ressalta que o aprimoramento nos preparativos se dá em relação a medidas de prevenção, treinamento das equipes de apoio e medidas de melhoramento das condições gerais de infraestrutura.
Em parceria com o Serviço de Vigilância em Saúde, recentemente foram feitas vistorias em todas as escolas da rede, com a finalidade de reforçar os protocolos de prevenção à Covid-19. Com o laudo de vistoria, a SMEd está realizando as adequações necessárias, para garantir maior segurança sanitária em todos os estabelecimentos escolares. A ação amplia uma série de outras iniciativas, começadas no ano passado, com a mesma finalidade. O coordenador da SMEd, Nilton Mançoni, tem sido um dos protagonistas nesse trabalho.
O local de armazenamento da merenda escolar do Município, no Departamento de Materiais e Patrimônio, da Prefeitura, na vila Cabeleira, está sendo ampliado. Serão 100 metros quadrados de área à disposição. O local ficará forrado e todo revestido. Ainda são instalados câmara fria, refrigerador, freezer e exaustores de ar.
O secretário Reolon ressalta que todos os insumos alimentícios da merenda escolar ficarão adequadamente acondicionados, como recomendam as normas de segurança em todos os sentidos, principalmente do ponto de vista sanitário. Além disso, licitação, este mês, estão renovando os estoques de gêneros utilizados na merenda.
Paralelamente, os servidores manipuladores dos alimentos destinados à merenda estão sendo treinados, seguindo os protocolos de distanciamento social e demais precauções ao Coronavírus. O objetivo é o cumprimento das boas práticas de alimentação recomendadas pelas nutricionistas da Prefeitura. Diante da pandemia, as atenções são redobradas.
As cozinheiras receberam uniformes, toucas, luvas e aventais adequando-se às normas sanitárias vigentes. Por turno, as escolas receberam telas milimétricas nas janelas e portas dos refeitórios e cozinhas, atendendo às normas da Vigilância em Saúde municipal.
Além disso, todas as escolas tiveram seus equipamentos de combate a incêndios renovados, atendendo ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). As escolas receberam também álcool em gel, água sanitária, tapetes sanitizantes – insumos e instrumentos indispensáveis para a higienização dos ambientes escolares.
Para utilização correta dos itens de higienização oferecidos, a SMEd elaborou um livreto com orientações. A prioridade é garantir a higienização adequada de todos os que frequentam o ambiente escolar. “Estamos fazendo de tudo para que, quanto o retorno às aulas presenciais for possível, toda a comunidade escolar possar ter segurança e conforto, resgatando os vínculos de pertencimento”, ressalta o secretário João Carlos Reolon.
O prefeito Eduardo Bonotto acompanha todas as ações que estão sendo desenvolvidas e ressalta a importância das adequações, a fim de garantir a maior segurança possível. “A SMED assim como todos os demais setores da prefeitura agem com total responsabilidade no que se refere aos protocolos de prevenção à Covid-19. Portanto, nenhuma ação será desenvolvida sem se atentar para a segurança dos estudantes e também dos profissionais da educação”, garantiu o prefeito.
Redes Sociais