Novos supervisores e orientadores recebem diretrizes de trabalho
O Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação promoveu encontros, recentemente, com os novos supervisores escolares e orientadores educacionais – aprovados em concurso público e incorporados ao quadro de servidores da SMEd. Uma das finalidades da programação desenvolvida foi no sentido de detalhar as atribuições do cargo, diante do atual contexto provocado pela pandemia da Covid-19. A diretora do Departamento Pedagógico, Lourdes Balbueno, e sua equipe conversaram com os supervisores.
O prefeito Eduardo Bonotto parabenizou os novos servidores e desejou sucesso no desempenho de suas funções. “Esses novos profissionais, aprovados em concurso público, certamente darão uma grande colaboração ao serviço público, por isso é importante que recebam formação e sejam orientados para desenvolver suas funções com excelência”, acredita o prefeito.
Entraram na pauta com os supervisores o plano de ação pedagógica, e o Regimento Escolar. A orientação é para coordenar e organizar o trabalho com a equipe docente e oferecer aos professores subsídios de apoio. É atribuição ainda garantir que os planejamentos estejam de acordo como Documento Orientador do Município (DOM), Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cumprindo as Matrizes Curriculares.
Os supervisores devem criar estratégias para avaliação diagnóstica e a recuperação da aprendizagem. Têm igualmente de acompanhar o planejamento das aulas remotas orientar os professores quanto ao preenchimento das fichas que comprovam e validam as aulas programadas. Devem planejar estratégias para a entrega e devolução das aulas programadas e elaborar orientações com vistas à participação na plataforma do “Busca Ativa.”
Também é atribuição da equipe de supervisores participar da elaboração do Plano de Ação Pedagógica 2021, planejar as avaliações e elaborar o calendário escolar da sua escola. Outra tarefa a ser implementada é familiarizar-se com o sistema de gestão eletrônica “e-Cidade” e acompanhar os Diários de Classe on-line.
Orientadores educacionais
Do mesmo modo, o Departamento Pedagógico da SMED também promoveu encontro com os orientadores educacionais recentemente nomeados, aprovados em concurso. Eles receberam orientações em relação as suas atribuições, diante da pandemia do Coronavírus. Os profissionais precisam conhecer a política pedagógica da rede municipal e o Regimento Escolar balizador. Devem igualmente organizar o seu trabalho com os alunos e as famílias. Outra recomendação é para trabalhares em conjunto com a equipe da Supervisão;
Os orientadores precisam participar da elaboração do Plano de Ação Pedagógica para 2021. É indispensável ainda zelar pela aprendizagem dos alunos e identificar dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Auxiliar os professores no diagnóstico da aprendizagem e criar estratégias para a recuperação da aprendizagem, juntamente com a Supervisão, são outras atribuições.
O rol de tarefas dos orientadores igualmente inclui: fazer a busca-ativa quando necessário; e participar das formações da Plataforma do Busca Ativa. Outra função é inteirar-se com o novo sistema de gestão eletrônica “e-Cidade”. É atribuição recomendada, do mesmo modo, acompanhar a frequência dos alunos à sua escola.
Redes Sociais