Vacina contra gripe começa também para o segundo grupo prioritário
A semana em andamento marca o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe no país. Ainda segue a imunização ao primeiro grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, abrangendo crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores na área de saúde. A partir desta segunda-feira (10/5), também são vacinados os professores em exercício da atividade, para maior proteção ao retorno das aulas presenciais. A partir da terça-feira (11), igualmente recebem as doses contra o vírus H1N1 os idosos a partir dos 60 anos, desde que observem intervalo mínimo de 14 dias em relação à vacina contra a Covid-19.
A terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe será desenvolvida entre 9 de junho a 9 de julho. Serão abrangidos, no período, os trabalhadores no transporte público urbano e de longo curso, servidores das forças de segurança e salvamento e trabalhadores portuários. Ainda serão abrangidos os militares das Forças Armadas, trabalhadores no Presídio Estadual, população privada de liberdade e jovens de 16 a 18 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas.
Como as duas campanha são paralelas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) definiu a aplicação das doses contra a Covid pela manhã e contra a gripe, à tarde. A coordenação executiva das ações é da Central de Vacinas (CV). Devem ser procuradas a Central de Vacinas e as ESfs (Estratégias de Saúde da Família). A CV ampliou o horário de atendimento, que é entre 7 e 12h e das 13 às 18h. Já as ESFs funcionam das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17h.
Algumas recomendações são reiteradas pela SMS. É preciso usar máscara, em caráter obrigatório, e evitar aglomerações. Além disso, segue a campanha Vacinação Solidária, através de ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e Desenvolvimento Social. O objetivo é recolher alimentos não perecíveis na ocasião da vacinação.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Em 2021, é realizada a 23ª campanha nacional de vacinação contra a gripe. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde. Outra finalidade é reduzir os sintomas da doença, que muitas vezes são confundidos com os da Covid-19.
Redes Sociais