Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Recolhimento e destino do lixo urbano têm 2 licitações nos próximos dias
Início do conteúdo da página

Recolhimento e destino do lixo urbano têm 2 licitações nos próximos dias

Publicado: Terça, 11 Mai 2021 08:15 | Última Atualização: Terça, 11 Mai 2021 08:15
imagem sem descrição.

Administração Municipal confirma duas licitações, este mês, para celebrar contratos com prestadores de serviço em relação ao recolhimento, transbordo e destino final do lixo urbano. No próximo dia 17 de maio, segunda-feira, serão recebidas propostas em processo de Concorrência Pública em relação ao recolhimento de lixo produzido na cidade. Já no dia 20, quinta-feira, a licitação será em relação ao transporte de resíduos para aterro sanitário. Nos dois casos, as propostas serão recebidas até às 8h30min e a análise começará às 9 horas.

O prefeito Eduardo Bonotto observa que o adequado tratamento para o lixo sempre foi motivo de atenção na sua gestão administrativa. “Tanto – diz ele – que, de maneira gradativa, estamos equacionando os problemas de um passivo ambiental de décadas no chamado Lixão do bairro do Passo”. O prefeito refere-se à implementação de um projeto que, quando concluído, irá recuperar todas as áreas degradas no entorno do Lixão.

O secretário municipal de Planejamento, João Pedro Daitx, explica que a licitação para a coleta do lixo urbano inclui os serviços de recolhimento dos materiais recicláveis. A meta, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é de ampliar as práticas de coleta seletiva, conforme o titular da pasta, Eugênio Dutra. São Borja produz, atualmente, um pouco mais de 40 toneladas de resíduos sólidos por dia.

O depósito temporário dos materiais não recicláveis ocorre na área do Lixão, mas de imediato já é feito o transbordo para caminhões, tendo como destino final aterro sanitário no município de Giruá. Existe a previsão de que uma empresa privada implante aterro sanitário em São Borja. O local pré-definido para isso fica em área próxima à chamada Estrada dos Trilhos, a cerca de 30 quilômetros da cidade.

A Fepam (Fundação de Proteção Ambiental), ligada ao governo do Estado, já deu licença preliminar para desenvolver o projeto. A expectativa é que, em médio prazo, o local possa ser utilizado. Quando isto for possível, a Prefeitura terá uma economia significativa de recursos financeiros, em função da proximidade do novo aterro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página