Reaberto processo licitatório para mais obras no aeroporto
No último final de semana, a Administração Municipal de São Borja publicou na imprensa edital de retificação e prorrogação de prazo em Concorrência Pública visando novas obras de melhoria na infraestrutura do aeroporto regional João Manoel. Antes a data seria em 23 de março, sendo agora definido o dia 10 de junho, às 8h30min, para o recebimento de propostas, segundo definição da Secretaria Municipal de Planejamento. O edital de concorrência - 01/2021/CP/SMPOP/DCL -, é para contratar empresa especializada a fim de executar reforma da pista asfáltica do terminal aéreo. O momento é significativo, pois consolida um longo período de tratativas em torno da demanda, sob coordenação do prefeito Eduardo Bonotto em Brasília e Porto Alegre, com apoio de lideranças políticas e do empresariado. Para os novos investimentos estão assegurados cerca de R$ 5 milhões, verba repassada pelo Governo Federal.
O prefeito Bonotto comemora: “A ação representa um importante incremento à logística local e da região. Na prática, a recuperação no aeroporto também impulsionará o desenvolvimento no circuito socioeconômico da Fronteira Oeste-Missões, com benefícios, ainda, à região Central do Rio Grande do Sul e a localidades argentinas na fronteira. Encurtar tempo e abreviar distâncias faz toda a diferença”.
O Aviso de Licitação estabelece que, pelo critério menor preço global, será contratada empresa para elaborar o projeto executivo e realizar as obras de reforma e recuperação da pista de pousos e decolagens do aeroporto regional João Manoel. O projeto básico inicial foi produzido por equipe da Infraero, contratada pela Prefeitura. Não havendo nenhum impedimento, às 9 horas do dia 10 de junho já começa a análise da documentação e das propostas concorrentes.
O secretário de Planejamento, João Pedro Daitx, ressalta que todos os detalhes a respeito do processo licitatório podem ser solicitados através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e licitaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Outra fonte de consulta é o site da Prefeitura (www.saoborja.rs.gov.br). Ainda podem ser solicitadas informações pelo telefone (55) 3431 9428.
As reformas na pista do aeroporto complementam operações já realizadas pela Prefeitura. Depois dessas novas melhorias na pista – de 1,6 mil metros de extensão e 40 metros de largura –, outras obras estão previstas. Uma delas será o cercamento da área da pista.
O prefeito Bonotto faz questão de destacar os apoios políticos que o município tem recebido em torno da causa. Cita, particularmente, o senador Luis Carlos Heinze e o deputado Frederico Antunes, ambos do PP. “Eles, juntamente com outras lideranças do mundo político e empresarial, têm sido incansáveis e determinantes para os avanços consolidados”, destaca o chefe do Executivo.
Voos devem voltar
Depois de 2020 ter sido um dos anos mais difíceis para o setor da aviação comercial, em função da pandemia do Coronavírus, São Borja e o Rio Grande do Sul esperam retomada das operações. A data de retorno, porém, está na dependência de condições de segurança sanitária em relação à Covid-19. A empresa Azul Linhas Aéreas é a nova responsável pelas rotas regionais.
São Borja voltou a ter voos regulares em conexão com Porto Alegre em 21 de novembro de 2019. Foi um marco histórico, depois de meio século de suspensão dos serviços. A pandemia, porém, levou à interrupção das operações.
No total, oito cidades gaúchas esperam pela retomada dos voos regulares: São Borja, Bagé, Canela, Erechim, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Vacaria. Todas as rotas terão conexão com a capital do Estado, utilizando-se de aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta. O governador Eduardo Leite instituiu programa de apoio ao barateamento dos custos aos usuários dos serviços.
O aeroporto João Manoel já está aprovado pela Azul, mesmo antes das novas melhorias. Quando retomados, quatro voos semanais deverão ser colocados à disposição entre a cidade e Porto Alegre.
Redes Sociais