Capacitação em Dengue, Zyca e Chicungunya no Município
Na data de 12/05/2021 a equipe da Vigilância em Saúde realizou capacitação virtual para as enfermeiras da rede pública, hospitalar e privada sobre os alertas epidemiológicos encaminhados pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) sobre casos confirmados em municípios próximos.
Conforme semana epidemiológica 17/2021 a região já possui 19 casos confirmados de dengue, 86 casos confirmados de chicungunya e 01 de zika vírus. O município de São Borja não possui casos confirmados de nenhuma dessas doenças, mas no último Levantamento de índice Rápido (LIRA) foram encontrados 685 focos de AEDES AEGYPT o que leva as autoridades sanitárias a manter certa preocupação.
A secretária de Saúde Sabrina Loureiro destaca que “existe muita preocupação da 12ª CRS sobre esse controle no município de São Borja por ser fronteiriço e o clima interferir na sazonalidade da doença”.
Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde Manoella Malgarim, “com a pandemia do Coronavírus acabamos por pensar que os sintomas como febre, cefaléia e mialgia podem ser sinal de COVID 19 e o ideal é, descartando a possibilidade de COVID 19, logo suspeitar de Dengue, Zika e Chicungunya e abrir protocolo de investigação”.
Na capacitação foi enfatizado pela enfermeira Liana Antunes e explanado pela médica veterinária
Janaína Leivas a situação epidemiológica atual, cenário estadual, o que deve ser feito no caso de suspeita, exames laboratoriais, diagnóstico precoce, similaridade entre sintomas de Dengue, Zyca e Chicungunya com a COVID 19, manejo clínico, total de focos e as rotinas em caso de suspeita da vigilância ambiental (bloqueio e mapeamento).
Redes Sociais