Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAC mantém rotina de atendimentos com grande demanda devido à Covid
Início do conteúdo da página

MAC mantém rotina de atendimentos com grande demanda devido à Covid

Publicado: Segunda, 24 Mai 2021 12:38 | Última Atualização: Segunda, 24 Mai 2021 12:38
imagem sem descrição.

O MAC em São Borja – unidade ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pelo agendamento e regulação de consultas e exames de média e alta complexidade - segue com atendimento normal, mesmo na pandemia. No ano passado, em determinados períodos, atividades e demandas foram desaceleradas, mas agora seguem os fluxos de rotina.

A coordenadora do MAC, Mariane Schimitz Donato, explica que, na fase inicial da pandemia, acentuou-se o problema histórico de os pacientes marcarem consultas ou exames e não comparecerem. “A gente entende que as pessoas têm medo de contágio, mas nós observamos todos os protocolos de segurança. É muito ruim agendar um exame, não comparecer e não avisar, por que isso tira a chance outro paciente ser atendido, havendo ainda desperdício de recursos públicos”, explicou.

Ao longo da pandemia, exames de imagem relacionados à Covid-19 estão entre os mais solicitados. Com isso, exames como de Raio X e de Tomografia Computadorizada têm fila de espera, atualmente. Ressonância Magnética é outro procedimento com demanda reprimida. Exames desse tipo são realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital Ivan Goulart.

Exames de alta complexidade, como cardíacos e oncológicos, também estão entre os mais requisitados, ao longo da pandemia. Os pacientes normalmente procuram ou são levados pela Saúde municipal a grandes centros especializados, como Porto Alegre, Passo Fundo, Ijuí e Santa Maria. Outros destinos são Santo Ângelo, Santa Rosa e Rosário do Sul. Neste último caso são prestados atendimento oftalmológicos.

O prefeito Eduardo Bonotto observa que “o nosso desejo seria a prestação de serviços imediatamente após à requisição, mas as sobrecargas acarretadas pela pandemia nos impedem”. Bonotto ressalta que, mesmo assim, não  dúvidas de que o poder público está prestando um relevante serviço social. O prefeito também reforça o apelo no sentido de que os pacientes não deixem de comparecer aos exames agendados.

Os serviços do MAC funcionam em instalações do antigo hospital São Francisco. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 16h. A exceção é nas sextas à tarde, período destinado a atividades internas. O telefone para contato é (55) 3431 7732.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página