Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Museu do Esporte reabre e tem meta de ampliar seu acervo
Início do conteúdo da página

Museu do Esporte reabre e tem meta de ampliar seu acervo

Publicado: Segunda, 24 Mai 2021 12:40 | Última Atualização: Segunda, 24 Mai 2021 12:44
imagem sem descrição.

Entre os cinco museus que são administrados pela Prefeitura, o Museu do Esporte Alcino Rosa é o que foi instalado mais recentemente. Possui, atualmente, 170 conjuntos de diferentes bens, que compõe o seu acervo. Ligado à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL), o espaço de referências materiais e imateriais da atividade esportiva de São Borja trabalha, atualmente, para ampliar o seu acervo museológico, bem como o local de funcionamento.

Depois de um longo período de recesso, devido à pandemia do Coronavírus, o espaço cultural foi reaberto durante a 19ª Semana Nacional de Museus, respeitando os protocolos de distanciamento social. O ex-atleta Polaco, que, aos 16 anos, começou, no estádio General Vargas, sua carreira no futebol pelo Inter / SB, aproveitou o evento para revisitar seu passado. Além de atuar em São Borja, jogou em 21 diferentes clubes no Estado e no País, conquistando vários títulos regionais e nacionais.

O Museu do Esporte foi instalado no parque esportivo, hoje o Parcão da cidade. Já  Departamento de Esportes a que está subordinado, que estava acordado junto ao Memorial João Goulart e à SMCTEL, não foi iniciado o ano transferido para o Parcão, para facilitar suas ações. O local, é onde foi o antigo estádio do Internacional. Obras de ampliação do espaço do museu já estão em andamento, ao mesmo tempo, começa uma campanha de busca de novas peças da memória esportiva são-borjense.

O diretor do museu e do Departamento de Esportes, Zé Dubal, informa que são buscadas referências materiais principalmente nas áreas de motonáutica, tênis e artes marciais. O prefeito Eduardo Bonotto avalia como “muito oportuna a inciativa”, lembrando que, em relação à motonáutica, São Borja conquistou título estadual com Edmundo Ferreira pela Escuderia Vips. Já no tênis, Joaquim Espíndola foi campeão gaúcho pelo Amizade Tênis Clube.

Por seu turno, uma secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,  Vânia Alves,  avalia a prática esportiva “como uma das mais salutares para o corpo e para a alma”. Nesse sentido, ela destaca que, um exemplo dos demais setores da sua secretaria, ações inclusivas são prioritárias também no esporte. Assim, projetos voltados a pessoas com necessidade especiais precisarão ser implementado s.

Acervo

O  acervo do Museu do Esporte Alcino Rosa guarda a história das atividades da maioria dos setores  esportivos  em São Borja. Nenhum local o  frequentador verá acervos sobre futebol de campo, futsal, bocha, vôlei, ciclismo, basquete, maratonas e tênis.

Entre as peças, estão fotos, banners, certificados, quadros, camisetas, medalhas, troféus, bustos, chuteiras, faixas, documentos, troféus, chaveiros, taças e painéis.

Ainda podem ser vistas  notícias  publica das  imprensa sobre a rotina ou conquistas esportivas. A história sobre as instituições esportivas locais também pode ser consultada. A Expectativa E that, atraves da Campanha de  arrecadação de  Mais materiais, Poss uma Ser  amplia fazer  e diversifica fazer  o material de à disposição.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página