Lives musicais da SMCTEL seguem movimentando a área cultural
Apesar das restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, São Borja segue exercitando criatividade e garantindo a realização de eventos culturais. É o caso das lives musicais de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL). Iniciada em 14 de maio, a ação tem pelo menos duas motivações principais: uma delas é possibilitar algum auxílio financeiro aos músicos locais, que estão com atividades suspensas devido à pandemia, e outra finalidade é, através das redes sociais e canais remotos, oferecer arte de qualidade e que sirva como lazer e entretenimento à comunidade.
No total, 11 lives estão programadas. Elas ocorrem às sextas-feiras, a partir das 20h, com transmissão pela página do Facebook da Prefeitura. Outra motivação relevante na iniciativa é que, a cada um dos shows dos grupos musicais locais, é homenageado um dos expoentes da música são-borjense ou uma instituição ligada ao setor.
O prefeito Eduardo Bonotto observa que São Borja tem grande potencial cultural, com poetas e intérpretes que são destaques nacionais. A secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso, afirma que centenas de pessoas, semanalmente, esperam pela sexta-feira para assistir às lives.
O roteiro
A abertura da série de lives em 14 de maio foi com Marcelo Antunes e o Grupo São Borja, homenageando o cantor e compositor Miguel Bica. Já no dia 21 foi a vez de Murilo Mendes e grupo, com homenagem ao Grupo Amador de Artes Os Angüeras. Na sexta-feira 28 de maio apresentou-se o grupo Pago Pra Ver, reverenciando o cantor Eraldo Mazarém.
Na noite de 4 de junho o Grupo Baile de Fronteira mostrará seu talento musical, em homenagem ao poeta e escritor Apparício Silva Rillo.
Em 11 de junho, às 20h, será a vez de Roberto Duran e banda, tendo como homenageados Carlito e seus Rapazes. Na sequência, dia 18, apresentam-se Simeia e banda, fazendo um tributo a Mário Barbará Dornelles.
O roteiro define para 25 de junho live com Pedro Ivo e Vento Minuano, destacando a música e a criação de Mano Lima. Rock Stoyle apresenta-se em 2 de julho, resgatando e homenageando o antigo grupo Triometano. No dia 9 de julho faz seu espetáculo o grupo Pampa e Fronteira, rendendo homenagem a César Lindemayer.
A décima live terá Kátio Medeiros e grupo, fazendo homenagem ao cantor e compositor Telmo de Lima Freitas. Fechando a série de apresentações, o grupo Missões e Fronteira, ressaltando o talento como poeta e compositor de Rodrigo Bauer.
A equipe da SMCTEL fez questão de produzir uma programação que vai colocar na vitrine cultural todos os gêneros musicais produzidos em São Borja.
Redes Sociais