Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Transporte de pacientes pela Secretaria Municipal da Saúde não cessou na pandemia
Início do conteúdo da página

Transporte de pacientes pela Secretaria Municipal da Saúde não cessou na pandemia

Publicado: Segunda, 07 Junho 2021 13:02 | Última Atualização: Segunda, 07 Junho 2021 13:08
imagem sem descrição.

A pandemia de Covid-19, há mais de um ano, com restrições na maioria dos setores, não chegou a diminuir os serviços de transporte de pacientes em São Borja, para atendimentos especializados em outras cidades no Estado. Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela que, ao contrário, em alguns casos as demandas até aumentaram. São especialmente os casos relativos a patologias mais graves e que implicam em tratamento de maior urgência - áreas, por exemplo, como oncologia e cardiologia.

O levantamento dos serviços de apoio este ano, de janeiro até maio, mostra que 1.065 viagens foram realizadas. No mesmo período, 4.097 pacientes foram transportados. Atraves de Serviços terceirizados Pela A dministração M unicipal, were 196 Viagens e 1.554 patients e acompanhantes transportados. Já atraves dos Serviços da frota Própria da Saúde M unicipal, atendidos were 2.255 patients e acompanhantes, totalizando 859 Viagens de janeiro a maio.

Como se vê, trata-se de um serviço de enorme construção”, diz o prefeito Eduardo Bonotto. Também nos primeiros cinco meses do ano, 288 passagens de ônibus solicitadas foram fornecidas. “Portanto, Além de Apoio permanente de Prevenção e enfrentamento à Covid, tambem em Relação AOS demais Casos de Saúde, a A dministração M unicipal garantiu a Assistência necessaria”, ressalta o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, observa que, nos últimos anos, São Borja vem elaborando vários novos serviços especializados no setor. No caso do município, cita como exemplos, a ativação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), o funcionamento do MAC (unidade de marcação e regulação de consultas especializad a s) e da Farmácia Básica do Passo. “No Hospital Ivan Goulart (HIG), são vários os novos serviços especializados à disposição, mas, ainda assim, ainda dependemos do atendimento em outras cidades”, diz a secretária.

Para atender às demandas de deslocamento no Rio Grande do Sul, a Saúde M unicipal dispõe de uma numerosa frota de veículos - automóveis e micro-ônibus, além de viaturas terceirizadas. O coordenador da Secretaria de Saúde, Emerson Carvalho, explica que são vários os destinos. Os principais são Porto Alegre, Lajeado, Santa Maria, Santo Ângelo, Ijuí e Rosário do Sul. Pacientes também se tratam em Santa Rosa, Passo Fundo, Giruá, Alegrete, Itaqui, Cruz Alta, Dom Pedrito e Uruguaiana.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página