Deputado Zucco chega a São Borja para debater Escola-Cívico Militar
Nesta quinta-feira (17/6) está em São Borja o deputado estadual Tenente Coronel Zucco (PSL). Ele cumpre, ao longo do dia, uma extensa agenda em encontro com lideranças da região Fronteira Oeste do RS, mas o destaque será o debate e o detalhamento sobre o funcionamento das Escolas Cívico-Militares (ECM). O parlamentar é autor de projeto, aprovado na Assembleia Legislativa e transformado em lei, definindo a criação dessas instituições educacionais.
O deputado Zucco, militar da reserva no Exército, chegou pela manhã à cidade, fazendo visita ao 2º RC Mec e à Brigada Militar. Ele fala à imprensa e também se encontra com autoridades civis no município. Às 14h, no auditório da Sociedade Espírita José Ferreira de Moraes, palestrará sobre as Escolas Cívico-Militares. O público-alvo são representantes dos municípios da Fronteira Oeste gaúcha. Participam também do encontro secretários municipais de Educação e prefeitos da região. De São Borja, além de autoridades, ouvirão o deputado os diretores das 30 escolas da rede municipal, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
As ECM, na concepção proposta pelo deputado, terão como ênfase ensinar valores cívicos e de cidadania aos educandos, além do aprimoramento do exercício da disciplina. Militares aposentados da Brigada Militar atuarão em apoio para o alcance desses objetivos. Essa ação dos militares, entretanto, não se dará em sala de aula. A tarefa pedagógica de ministrar as grades curriculares convencionais estabelecidas caberá aos professores de cada sistema.
O secretário municipal de Educação em São Borja, João Carlos Reolon, confirma que a Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias é a escolhida no município para, inicialmente, ser transformada em cívico-militar. Por esta razão, a partir das 15h30min o deputado Tenente Coronel Zucco promoverá reunião de trabalho com professores e servidores na escola. O objetivo é detalhar a colocação do projeto em prática.
A previsão é que, além de São Borja, outros municípios na Fronteira Oeste também adotarão o modelo educacional proposto. Ao final da tarde, encerrando sua agenda na cidade, Zucco manterá encontro com autoridades da área de segurança pública. Uma das finalidades é mostrar alternativas de mecanismos modernos de segurança, baseados principalmente no monitoramento eletrônico.
Redes Sociais