Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre operação de poda de árvores
O atual período que se estende até o mês de julho é o mais recomendado para operações de poda de árvores, segundo as recomendações técnicas. Na cidade, as intervenções podem ser feitas pelos proprietários de imóveis nos próprios pátios e ainda nas vias públicas. Para isso, entretanto, é necessária autorização e observância às normas estabelecidas. O secretário municipal de Meio Ambiente, Eugênio Dutra, ressalta, contudo, que muitas pessoas não estão seguindo adequadamente as orientações.
Para a realização de uma poda, inicialmente é preciso fazer cadastro no departamento de Meio Ambiente, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 13 horas. O órgão está localizado no Centro Administrativo Salvador Alvares, no terceiro andar.
“Quem pretender fazer uma operação de poda tem de cadastrar suas informações e das árvores nas quais será feito o serviço. Ao mesmo tempo, são repassadas as recomendações adequadas. Se for o caso de extinção de alguma espécie, uma equipe técnica fará avaliação”, explica o secretário.
Eugênio Dutra também observa que como orientação básica a poda só pode atingir a retirada de 30% da copa das árvores. “Mas o que se nota é uma intervenção bem mais severa. Sendo que, em muitos casos, uma poda mal feita pode levar à mutilação ou até o extermínio da árvore”, acrescenta.
Outra constatação na cidade, atualmente, é que o material resultante das podas, como galhos e demais resíduos, são em muitos casos abandonados no passeio público ou até mesmo na rua. “Isto configura crime ambiental, passível de notificação e multa através dos órgãos competentes” alerta o secretário do Meio Ambiente. Portanto, a orientação é para que galhos e resíduos sejam levados ao Lixão instalado no bairro do Passo, pois atualmente este é o local de descartes temporários.
Equipes da Prefeitura, ligadas à secretaria do Meio Ambiente, e equipes do Estado, vinculadas à Patrulha Ambiental da Brigada Milita, têm a tarefa de fiscalização e eventuais aplicações de multas.
Redes Sociais