Secretaria Municipal da Agricultura e Emater seguem cadastrando produtores interessados em tanques e açudes
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) continua fazendo cadastros e inscrições de produtores, especialmente da agricultura familiar, em parceria com a Emater, visando à implantação de tanques e açudes nas diversas áreas rurais de São Borja. A iniciativa segue orientação do prefeito Eduardo Bonotto, com a perspectiva de que “possam ser incrementadas atividades no setor, com maior geração de renda, através de investimentos em irrigação e de pastagens, por exemplo, incluindo ações de estímulo à piscicultura”. O secretário titular da pasta, Eugênio Dutra, ressalta que a implementação do projeto Tanques e Açudes é uma das prioridades, “pois temos a certeza que, com o apoio do poder público, o produtor fará a sua parte, como sempre tem ocorrido”.
A meta na SMAMA é de instalar pelo menos 50 mananciais hídricos até 2024. As operações devem iniciar entre agosto e setembro, para quando é prevista a aquisição e recebimento de uma nova retroescavadeira, que virá através de recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PTB), por solicitação do vereador Jefferson Homrich, do mesmo partido. Em apoio ao projeto de Tanques e Açudes e outras atividades da secretaria, ainda virá uma escavadeira hidráulica, de R$ 500 mil. A aquisição será possível por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas), por solicitação do vereador André Dubal, da mesma sigla partidária.
O secretário Eugênio Dutra pede que todos os interessados em desenvolver projetos na área procurem, inicialmente, o escritório da Emater, para orientações do diretor local, Odacir Decol. Além de cadastramento dos candidatos e descrição do perfil da propriedade, serão coletadas informações para elaboração do projeto a ser executado. O pedido é que isso seja feito com antecedência, para que, quando as máquinas estiverem disponíveis, fique facilitada a elaboração de cronograma do trabalho a ser desenvolvido. Eugênio Dutra destaca que outra razão para os encaminhamentos agora é possibilitar que os vários projetos em uma mesma localidade ou região do município possam ser realizados em sequência, para mais agilidade dos serviços e menores custos.
Desta forma, o pedido reiterado é que as inscrições e cadastramento sejam feitos até o final de julho. Equipe técnica da Emater terá também de avaliar as condições no local para onde é pretendido o projeto. A previsão é que a Prefeitura entre com máquinas e operadores e os produtores beneficiários com o combustível necessário às operações. Além da Emater, a Secretaria da Agricultura também pode dar informações.
Redes Sociais