Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gripe: última semana de vacina e muitos grupos estão atrasados
Início do conteúdo da página

Gripe: última semana de vacina e muitos grupos estão atrasados

Publicado: Quarta, 07 Julho 2021 10:16 | Última Atualização: Quarta, 07 Julho 2021 10:16
imagem sem descrição.

Pelo calendário estabelecido pelo Ministério de Saúde, termina na sexta-feira, 9 de julho, a Campanha de Vacinação contra a gripe, vírus Influenza H1N1. No final semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em São Borja divulgou relatório indicando que muitas pessoas incluídas nos grupos prioritários ainda estão em atraso na imunização. A secretária Sabrina Loureiro apela para que os retardatários procurem as unidades de saúde, mas no período da tarde, já que pela manhã ocorre a vacinação contra a Covid-19.

A meta, conforme o Ministério da Saúde, é de cobertura vacinal de pelo menos 90% do público-alvo. Pelo levantamento apresentado, em relação às crianças de seis meses a cinco anos, a imunização atinge 82,30%, em relação às gestantes 68,5% e as puérperas, 52,9%. Já entre os trabalhadores em saúde a vacinação chega a 74,3%.

Quanto ao segundo grupo prioritário, das pessoas com comorbidades só 22,1% estão vacinadas e entre os idosos a partir de 60 anos, são 66%. O segmento dos professores é exceção, superando a meta e atingindo 94,8%. Também ultrapassa a meta o grupo das pessoas privadas de liberdade: 93,8%.

Das pessoas com deficiência, só 2,6% estão vacinadas. O sistema de totalizações centralizado no Ministério da Saúde tem apresentado instabilidades. Isso impede informações completas sobre a vacinação de caminhoneiros, integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança. É o caso, ainda, dos trabalhadores no transporte coletivo e servidores no sistema prisional.

As doses são aplicadas na Central de Vacinas (CV) e nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). À tarde, a Central de Vacinas, no antigo hospital São Francisco, funciona das 13h até as 18h e as ESFs das 13h até as 17h. A diretora da CV, Carem Vidal, reforça que seguem as mesmas recomendações, de não provocar aglomerações e usar máscara.

O pedido reiterado é que seja observado intervalo mínimo de 14 dias da aplicação da vacina contra a Covid para aplicação da dose contra a gripe. Também segue a campanha Vacinação Solidária onde as pessoas podem levar um quilo de alimento não perecível no ato da vacina. Os gêneros alimentícios estão garantindo continuidade da Sopa Solidária, servida nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página