Centro Dia do Idoso retoma atendimentos em São Borja
Depois da suspensão de atividades por mais de um ano, em consequência das restrições acarretadas pela pandemia da Covid, nesta segunda-feira (19/7), o Centro Dia do Idoso retomou os atendimentos em São Borja. A unidade assistencial, com 12 vagas à disposição, funciona em instalações do antigo Centro Social Urbano, bairro Itacherê, que foram todas reformadas nos últimos meses. O serviço é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O retorno acontece respeitando todos os protocolos sanitários de proteção.
O prefeito Eduardo Bonotto diz que a volta do Centro Dia é “fato bastante representativo, pois, além da relevância social que representa, mostra que aos poucos estamos superando a pandemia”. A secretária titular da SMDS, Luciane Bidinoto, explica que, das 12 vagas oferecidas, duas serão postas à disposição do Judiciário. Em relação as outras dez vagas, a ocupação, inicialmente, será em dois grupos, de maneira alternada ao longo da semana, para evitar aglomerações. Já os atendimentos, normalmente prestados das 7 às 18h, serão, nesta etapa inicial, em período mais curto – até as 13h30min.
A rotina de assistência segue a habitual. Os idosos, a partir dos 60 anos, são apanhados por veículo da Prefeitura, às 7h, e levados ao centro de convívio. Na unidade de atendimento, recebem café da manhã, lanche e almoço. Ainda participam de atividades de integração, entretenimento e, quando possível, também desenvolvem alguma atividade produtiva, como artesanato por exemplo.
Os idosos recebem o apoio e acompanhamento de monitores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Na área de saúde, a assistência, se necessária, será através da ESF 4. Essa Estratégia de Saúde da Família funciona no mesmo prédio, no antigo Centro Social Urbano e que foi recentemente reformada.
O Centro Dia
Nos últimos meses, aproveitando a suspensão de atividades pela pandemia, o Centro Dia do Idoso foi todo reformado e teve sua infraestrutura melhorada pela Administração Municipal. Aconteceu a reposição do telhado, assim como foi refeito o serviço de calhas. As melhorias ainda envolveram a substituição ou recuperação das redes de abastecimento de água e de energia elétrica.
Em área anexa ao local foi implantada uma calçada, como ambiente de lazer, para melhor comodidade e circulação do público assistido, inclusive em atividades recreativas. A obra igualmente teve serviço de pintura de todas as instalações utilizadas.
Redes Sociais