São Borja retoma voos regulares até Porto Alegre
Está confirmada a retomada de voos regulares entre São Borja e Porto Alegre, serviço suspenso no ano passado devido à pandemia do Coronavírus. O retorno será na próxima terça-feira (03/08). Uma cerimônia, a partir das 10h30min, marcará o recomeço. O prefeito diz que se trata de “um momento histórico para a cidade e a região e, por isso, a celebração do ato terá protocolos semelhantes aos que marcaram a retomada anterior das linhas aéreas ligando à capital gaúcha, em 21 de novembro de 2019”.
Para os primeiros voos as passagens já estão esgotadas. “Isso mostra a importância das conexões aéreas para São Borja e para os municípios na região, prospectando o desenvolvimento econômico e também o turismo”. Na fase inicial, até 30 de setembro, os voos até Porto Alegre serão compartilhados com a cidade de Santa Rosa pois a previsão inicial é que, no período, a demanda seja um pouco abaixo do normal. Serão dois voos semanais.
A partir de 1º de outubro, entretanto, as conexões serão em três dias na semana - nas segundas, quartas e sextas-feiras. A passagem custará a partir de R$ 390.00, conforme a empresa Azul Linhas Aéreas.
Inicialmente, além de São Borja e Santa Rosa, outras cidades terão voos compartilhados. Outra rota em sistema de compartilhamento será entre Alegrete, Bagé e Santa Cruz do Sul. Um terceiro circuito, temporariamente, será entre as cidades de Erechim, Vacaria e Canela. Em todos os casos haverá conexão com Porto Alegre.
Como presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), o prefeito Eduardo Bonotto destaca que a retomada dos serviços de linhas áreas comerciais mostra que, graças aos esforços gerais, a pandemia está sendo superada. Acrescenta que os benefícios serão para todo o território gaúcho e sua matriz econômica. “Não apenas estamos ganhando tempo e encurtando distâncias, mas também incrementando nossas diversas atividades produtivas”, diz ele.
Compreendendo a importância da inciativa, o governador do Estado está barateando o ICMS da querosene de aviação para as rotas aéreas com maior frequência e maior número de assentos à disposição. A confirmação inicial em relação à volta dos voos foi feita em 1º de julho por Eduardo Leite, o senador Luis Carlos Heinze, o presidente da Famurs, e ainda o deputado Frederico Antunes, da Frente de Defesa da Aviação Regional.
No total, oito rotas serão retomadas, com a utilização de aeronaves Cessna Gran Caravan. Elas têm capacidade para nove assentos e serão operadas pela Azul Conecta.
Redes Sociais